USF Laranjeiras II promove ação com exames e orientações sobre o pé diabético

0
54

Mobilização está marcada para o dia 13 de março, quarta-feira, das 13h às 16h

A Unidade de Saúde da Família (USF) Parque Laranjeiras II “Farmacêutico João Francisco Alves” realizará uma ação voltada para exames e orientações sobre o chamado pé diabético. A mobilização, denominada “Meu pé, minha vida”, está marcada para o dia 13 de março, quarta-feira, das 13h às 16h, na própria unidade, que fica na Rua Pompílio Marques Gouveia, s/n, Parque Laranjeiras.

A campanha se deu pelo fato de o maior ponto de atenção da pessoa diabética ser o pé, que sofre uma série de alterações em caso de diabetes não controlado. Esse membro pode ter úlceras diabéticas com difícil adesão ao tratamento, que é prolongado, o que ocasiona algumas sequelas e até mesmo amputações. Isso aumenta as limitações e faz o indivíduo se tornar dependente de outras pessoas, necessitando de ajuda para os cuidados e atividades gerais do dia a dia, além da saúde mental, que fica comprometida, causando baixa autoestima, depressão, tristeza e adoecimento.

O projeto “Meu pé, minha vida” é uma iniciativa da própria equipe médica da USF Laranjeiras II. “O projeto visa seguir o que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que determina a realização de exames e consulta médica de rotina semestral e consulta anual com oftalmologista com o propósito de amenizar os impactos pela diabetes na vida do indivíduo”, explicou a enfermeira explicou a enfermeira Thais Fátima Aissa, uma das organizadoras da ação ao lado das outras integrantes da equipe médica.

Segundo ela, o pé diabético é uma das complicações mais graves da diabetes. “Muitas vezes, o paciente aparece aqui na unidade de saúde com úlceras nos pés, unhas mais quebradiças, sem sapatos adequados e em uma situação agravada do quadro, por isso uma ação como essa é extremamente importante. Esse é o momento de intensificar a atenção”, concluiu Thais.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.