O Centro Universitário de Araraquara lançará o Conjunto Instrumental Feminino Uniara no próximo dia 8, às 20h30, no auditório José Araújo Quirino dos Santos. A apresentação será aberta ao público.
O conjunto é formado por mulheres, tem regência de Cristina Pires Barbosa e toca apenas músicas populares de várias nacionalidades, sendo composto por 12 violinos, duas flautas, dois cellos, uma trompa e um violão.
De acordo com a professora de violino e coordenadora de projetos musicais da Uniara, Edna Nogueira, a intenção da instituição é levar música de boa qualidade ao maior número de lugares.
Edna explica que iniciativas como a Orquestra e a Banda da Uniara, por terem muitos componentes, exigem uma estrutura grande para transporte e apresentação. “Já o Conjunto Instrumental Feminino, o Quarteto Vocal e outros grupos que vierem a ser criados terão maior autonomia para se apresentar em shoppings, CERs e outros locais”, destaca.
A expectativa é que o conjunto seja o ponto de partida para uma Orquestra de Câmara Feminina. “Conheço apenas duas, uma na França e outra no Nordeste brasileiro”, disse Edna Nogueira.
Serviço
O auditório fica à Avenida Dom Pedro II, 660.