N/A

Uma realidade possível

Dudu Bolito(*)

É muito oportuno o debate realizado neste momento sobre a vocação dos municípios para o turismo regional. Particularmente, no caso de Rincão, cuja área urbana está encravada entre dois morros laterais, a existência de algumas fazendas históricas e a extensão do município até as margens do Rio Mogi Guaçu (onde predominam vários clubes de pesca e podem ser encontrados lagos e represas) propicia a oportunidade do desenvolvimento do turismo rural.

Também o artesanato pode ser outra alternativa para atrair o turismo de negócios na região. Em Rincão, um grupo de artistas plásticos locais ganhou este ano, através da Prefeitura, a Casa do Artesão. Inaugurada em agosto, no Terminal Rodoviário de Passageiros, a loja comercializa uma série de produtos confeccionados pelo grupo, cujos integrantes se revezam diariamente para manter a casa em funcionamento.

Através de novos projetos urbanísticos, que visam recuperar o visual arquitetônico, a administração municipal tem se empenhado em preparar o município para receber os futuros turistas. Além das propostas de recuperação de prédios públicos, como a antiga estação ferroviária, que será transformada em um Centro Cultural, convênios com a Delegacia Regional de Turismo têm permitido a realização de cursos específicos com setores locais do comércio e do funcionalismo público, que buscam capacitar Rincão para bem receber o visitante.

Da mesma forma, vários contatos têm sido feitos com proprietários rurais, no sentido de se compreender a importância do turismo de negócios, proposto pelo Fórum Regional.

Outra demonstração do desejo de dinamizar o setor é que agora em dezembro Rincão terá, pela primeira vez, um Conselho Municipal de Turismo, formado por integrantes do poder público, da iniciativa privada e de outros representantes da sociedade civil.

A própria existência de cursos técnicos e superiores de Turismo na rede privada de ensino em Araraquara hoje é um sinal promissor para a fomentação e o desenvolvimento do setor, a partir da formação de profissionais qualificados para tais tarefas.

Por fim, partindo-se do princípio de que os pólos turísticos devam abrigar regiões que aglutinam atrativos, principalmente naturais e culturais, e que devam ser criadas as condições objetivas para a firmação das parcerias entre os municípios, é preciso criar toda a infra-estrutura necessária para que o turismo seja explorado de uma maneira eficaz.

* Amarildo Dudu Bolito (PT), é prefeito de Rincão.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Grande Carnaval na Bento de Abreu “Tradição da Alegria” encerra a programação de Carnaval na terça-feira (04)

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Espetáculo de circo neste sábado no Sesc Araraquara

Oficina “Personagens minecraft de papelão” neste sábado no Sesc Araraquara

Carnaval neste sábado no Sesc Araraquara

CATEGORIAS