A crise que, invariavelmente, atinge a centenas de cidades – quando de uma estiagem mais longa – não é vivida pela população de Araraquara. Motivo simples e direto: a maior percentagem de água para abastecimento público vem do lençol freático, nasce debaixo da terra. Nem por isso tem-se o direito de poluir ou descuidar-se da realimentação do aquífero ou, por outro lado, permitir que a construção, sem técnica e cuidados básicos, de poços profundos possa levar a contaminação deste mundo maravilhoso.
O vereador Carlos Alberto Nascimento faz uma opção legítima e de máxima utilidade para a região central do Estado de São Paulo: discutir política de defesa das águas da bacia do Jacaré. Mas, também a Bacia do Rio Piracicaba e de outros mais que permitem que suas águas sejam filtradas pelo Aquífero Guarani, a maior reserva de água doce do mundo e que tem o maior ponto de recarga situado na região de Araraquara.
Fórum
O vereador Nascimento participou, nesta semana, do Fórum Permanente de Defesa das Águas da Bacia do Rio Piracicaba. O convite se deve ao trabalho desenvolvido pelo vereador e movimento Grito das Águas no tocante ao meio ambiente e, especialmente, à defesa dos recursos hídricos.
Os ambientalistas estão preocupados com a degradação do entorno dos mananciais e das bacias hidrográficas da região.
“Afinal, estamos discutindo a vida futura em nossa terra”, diz Nascimento.