Entrevistada por Sarah Coelho, a estudiosa e técnica Tereza Mingoti discorre com muita segurança sobre essa energia que enriquece a essência da vida. E dá informação capaz de merecer a sua reflexão.
Jornal de Araraquara – O que é Reiki?
Tereza Mingoti – Reiki, é a energia fonte de nossa vida; energia universal da vida. Reiki, palavra japonesa. É muito difícil dizer o que é exatamente a energia “Reiki”. Para muitos, continua sendo um mistério, inexplicável como a própria vida. Para definir o que é “Reiki” em poucas palavras, é muito difícil.
Há quanto tempo ele é difundido?
Há milênios, os tibetanos tinham conhecimento e compreensão da cura energética e já curavam seus corpos através da harmonização da energia.
O “Reiki”, esteve guardado e preservado em escolas de misticismo das mais tradicionais culturas. Foi redescoberto no século passado pelo Dr. Mikao Usui, professor de uma Universidade em Kioto, Japão.
Como é transmitido?
É transmitido através do toque das mãos.
Qual é o retorno?
É a forma maravilhosa de poder ser útil, não somente aos outros, como também a si mesmo. Isto porque, ao mesmo tempo que se passa a energia para a pessoa, está também recebendo.
E o benefício para tratamento paralelo às doenças?
A beleza do “Reiki” está na simplicidade, não requer meses de estudo, nem mesmo uma compreensão intelectual. É compatível com todos os tratamentos e terapias, enriquecendo-os e agilizando seus efeitos.
Não se utiliza dessa energia de quem passa, mas sim da energia cósmica que tudo circunda e que flue através de seu intermédio.
Quais os canais de aplicação?
A energia está presente em cada instante e a todo momento. Para canalizar esta energia, tão poderosa que é capaz de remover montanhas, são necessárias quatro iniciações (que são as chamadas cerimônias sagradas) promovidas por um “Mestre Reiki”. Permite a abertura de canais internos por onde esta energia passa para você mesmo, para outras pessoas, plantas, animais, cristais, ambientes e também objetos.
Pode ser enviada à distância?
Sim, e com grandes resultados. Pode-se enviá-la para outras partes do mundo, para outros níveis de consciência, para o passado, para o futuro.
O que proporciona às pessoas?
O “Reiki” não pode substituir a Medicina, mas em muitos casos proporciona, de forma mais delicada e positiva, resultados que a Medicina não consegue. Como já tivemos oportunidade de constatar.
Melhora o sistema imunológico; as pessoas vencem dores que as atormentavam durante anos, sentem-se mais amorosas, felizes e receptivas.
Age em todos os níveis?
Quando usamos a energia “Reiki” estamos aplicando energia, luz, visando recuperar e manter a saúde física, emocional, mental e espiritual de quem a recebe. O “Reiki” promove o bem-estar acalma e alivia rapidamente dores físicas, acelera a cura, equilibra o fluxo de energias, dissolve bloqueios, e promove um relaxamento total.
E a emoção, a parte espiritual, como ele afeta?
A emoção em aplicar o “Reiki” e recebê-lo é muito gratificante. Ele dá a oportunidade de entrar em contato com o seu Eu Interior, a centelha Divina que habita todos os seres.
As mulheres são mais envolvidas?
De um modo geral sim, pois a meu ver as mulheres são bem mais sensíveis (puxando a brasa para a nossa sardinha, sem ofender aos meus amigos que são também bastante delicados).
Sem perceber, as mulheres se deixam envolver pelos problemas humanos.
Elas levam mais à sério…
Aí depende de cada um. O levar a sério engloba compromissos, dedicação, doação e empenho, porque não há trabalho mais nobre que ajudar seus semelhantes e proporcionar-lhes felicidade, amor.
Como a senhora se envolveu
Para mim, não foi difícil me envolver porque o “Reiki” foi a melhor coisa que fiz na vida. Através dele tenho a oportunidade de levar às pessoas a energia de “Deus”. Tendo a certeza de que realmente sou um instrumento do meu Pai Altíssimo e quanto mais trabalho, mas me envolvo, pois percebo que é isto que Deus quer de todos nós.
Qual a sua maior gratificação?
É receber das pessoas a quem aplico o “Reiki” a boa nova de que melhorou muito e outras que se curaram através das aplicações do “Reiki”, porque Deus está sempre presente nessas aplicações. Então na realidade, o agradecimento deve ser sempre para Deus que me dá a oportunidade de levar a essas pessoas o que de melhor eu tenho dentro de mim.
E o seu parecer sobre a mulher atual?
A mulher cresceu muito nesses últimos anos. Elas assumem vagas, estão chegando aos espaços de direito, pois perante Deus temos os mesmos direitos. O Pai não deu privilégios a ninguém em especial, apenas o machismo se fez presente para abafar o sexo feminino que, jamais, aceitou ser submisso. E é tão fácil entender que ninguém vive isolado.
Parabéns às mulheres atuais.
O que deseja para a humanidade?
É quase uma utopia porque para que o ser humano galgue os degraus da sabedoria, da paz, da igualdade, precisa tão pouco: ter Deus dentro de si, ou melhor sentir o Deus que há dentro de si, porque ele sempre está dentro de nós. O que se percebe, infelizmente, é que o ser humano não se dá conta disso. Esquece do Pai e do Grande Mestre Jesus a quem tudo devemos.
Mensagem
Especialmente neste ano de 2003, ano ímpar, que a humanidade encontre a Paz tão almejada, que voltem os anos de tranqüilidade, alegria, segurança, e acima de tudo Amor, muito amor. Porque através dele devolvemos a nós mesmos o respeito, a credibilidade e a união.
Precisamos respeitar, para sermos respeitados. Precisamos amar, para sermos amados. Importante é dizer sempre a verdade, por mais dolorosa que ela seja.
Que tenhamos um Ano de muita luz espiritual em nosso caminho, para que não tropecemos em nossos próprios erros.
Que a Paz do Senhor esteja com você que chegou até aqui. Obrigado.