José Francisco Franco, na década de 80, participou de um intercâmbio de estudantes e depois de sentir as delícias do fast food nos Estados Unidos retorna à sua terra-natal para colocar em prática algumas idéias. Assim, foi instalada a primeira lanchonete do interior de São Paulo com o ônus de popularizar o seu jeito de ser.
O jovem estudante, cheio de energia, abre as comportas da criatividade e luta, a cada dia, para impor a qualidade de seus produtos. Hoje, não precisa gastar tempo (e dinheiro) para informar o que vem a ser fast food, mas, em compensação depara-se com uma senhora concorrência.
Nada que não se possa contornar, como se pode notar na entrevista feita pela Sarah Coelho.
Sarah- Vale dizer que o Franco’s Burger é pioneiro?
José Francisco- Sim, o Franco’s surgiu em 1987, foi a 1ª lanchonete fast food do interior de São Paulo com drive thru e estacionamento para 25 veículos.
Quem teve essa idéia?
A idéia surgiu quando eu estava nos USA fazendo o intercâmbio de estudantes em 1979, e se concretizou em 1987.
Existe algum tempero especial?
Não. Tempero é um pouco complicado, alguns gostam outros não. Quanto menos, melhor.
O Franco’s já elaborou vários menus?
Não. Durante os 15 anos de existência, o Franco’s acresceu no seu cardápio apenas 5 tipos de lanches além daqueles que já existiam. Extenso cardápio não é um bom negócio.
Os lanches novos, como foram aceitos?
Muito bem. O Franco’s Burger confecciona hoje uma linha de baurús muito bem feita, com destaque para o de lingüiça, o melhor da cidade.
A família participa do negócio?
Sim, no Brasil as coisas vão ser como nos USA, as pequenas empresas serão bem familiares, todos trabalham.
O Franco’s faz festas de aniversários?
Sim, é uma ótima opção para quem não quer deixar passar em branco, gastando pouco.
Qual a estratégia utilizada para enfrentar a concorrência?
Manter a qualidade, com lanches feitos na hora, especialmente para o cliente, baixo custo de produção e presença do proprietário todos os dias na loja.
Qual a origem de sua família?
Minha mãe é neta de italiano.
O que representa a religião em sua vida?
Deus está sempre presente em minha vida.
Qual a expectativa para o futuro da empresa?
No Brasil está muito difícil prever as coisas.
Qual o futuro de Araraquara na área comercial?
Acredito muito em Araraquara, porém está na hora da população valorizar as empresas que estão fazendo parte da sua história e não pensar somente em empresas novas. Isto serve para todos os segmentos de mercado.
Uma mensagem especial…
Toda cidade de médio-porte tem no comércio o forte de sua economia.
Vamos fortalecer nosso comércio. E como estamos adentrando ao novo ano que ele seja de paz, trabalho e sem sustos.