É dito popular, só tem o que contar, quem já passou dos 30, como a nossa história já faz 40 anos, vamos em frente.
Nossa cidade tem, estádio de futebol, ginásio de esportes, pista de atletismo, teatro, espaços culturais, áreas de lazer, praças, dentre outros domicílios públicos para a iniciação, prática, apresentações, competições ou outros tipos de eventos onde se desenvolve a educação, divulgação e sua conseqüente popularização ao que se refere sobre esporte e cultura local, regional, nacional e até mundial.
Acontece que, no século passado, lá no início dos anos 60, essa nossa cidade, existiram alguns aficcionados, onde foi dado a largada de um esporte que hoje é o que mais cresce em todo o mundo nos últimos 40 anos, ninguém pode negar. É público e notório que o esporte a motor, tem o seu valor e reconhecimento em quaisquer atividades ou categoria e que onde existir um participante temos a certeza de que estamos muito bem representados.
E assim comparativamente, como o nosso futebol foi penta-campeão no Japão, temos a melhor forma de se criar um referencial que lá, tanto quanto aqui, sempre houve a necessidade de uma base, onde o futebol fica representado pelo campo de várzea e seus outros estádios de futebol, até chegar ao seu ápice de representatividade, ou seja, o título mundial de seleções de futebol.
E foi assim que lá no começo da nossa história existiu uma pedra fundamental, que nunca saiu do papel e o tempo passou, sem que nós nunca deixássemos da prática do esporte a motor. São pilotos, preparadores, pessoal de auxílio, famílias, amigos fiéis ou ainda torcedores anônimos, que sempre se deslocam até outras cidades com a única intenção da prática e representação desta nossa terra.
Eventos onde existe um grande público fiel e cativo a essas realizações que de uma forma participativa comparecem, usufruindo com todos os seus amigos e familiares da prática ou acompanhamento de todo o evento a ser realizado, tornando-se assim, um lazer sadio e gratuito a todos.
Junte a isso, a função que o esporte realiza, aos iniciantes, independentemente da idade, o desenvolvimento técnico e prático sobre seu equipamento material, a consciência sobre direção e trânsito; acrescente o respeito e sociabilidade quando colocado a prova junto aos outros, são ganhos adquiridos que jamais serão esquecidos. Assim como o trabalho especializado de toda uma grande equipe técnica e de materiais em prol do uso do esportista, convidados e aos presentes em geral para a realização do evento em questão, criando assim, novas oportunidade de trabalho.
Acrescente o ganho de utilização de toda rede local, assim como hotéis, restaurantes, postos de combustíveis, áreas de turismo e os outros consumos inerentes ao convívio social enquanto todos os envolvidos estiverem entre nós, ou ainda de que o local público, torna-se de multi-uso, onde diversos tipos de eventos podem ser realizados com a mesma infra-estrutura.
Falta-nos assumir aquilo que a nossa consciência sabe, praticantes e colaboradores, que com o apoio comandado por quem sempre soube representar-nos junto desta casa de leis, a vereadora Juliana Damus.
Torna-se necessário o apoio geral e irrestrito de todos, em prol da construção de uma praça, para a prática do esporte a motor.
Lembrem-se de que quando encontrar um piloto de carro, moto ou kart, não importa a categoria, ele vai lhe oferecer um grande espetáculo a toda prova e o convidado é sempre você. (Nilton).