As Unidades Básicas de Saúde (UBS) “Dr. José Nigro Neto” e “Dr. Cássio Moraes Alves”, de Américo Brasiliense, registraram, no mês passado, um aumento no número de consultas.
Segundo informações do setor de Saúde do município, o aumento chegou a 17%, saltando de 10.514 em julho para 12.258 em agosto – até então, a média de consultas nas unidades era de 10.356 consultas.
Para a prefeita Cleide Berti Ginato, os números refletem um quadro preocupante. “Isto demonstra que o setor de Saúde do município tem uma variação enorme e é quase impossível se fazer prognósticos”.
O repasse de verba para setor girava em torno de 31% até o mês de agosto, mas, com o aumento das consultas, a porcentagem tende a ser maior.
“Já é sabido que a prefeitura está fazendo de tudo para melhorar o atendimento. Procuramos, ao longo desses dois últimos anos, dar um atendimento de qualidade à nossa população. Por motivos de queda de arrecadação e outros fatores alheios, precisamos fazer alguns cortes nos serviços prestados pelas duas unidades de saúde do município”, ressalta a prefeita, responsável pela construção das unidades.