Turismo entra em pauta no “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”

0
147
Foto: Divulgação - Manoel de Araújo Sobrinho participou do Canal Direto com a Prefeitura.
Manoel de Araújo Sobrinho, presidente da Morada do Sol Turismo e Eventos, apresentou um balanço das ações realizadas em 2023 e fez uma projeção para 2024


O presidente da Morada do Sol Turismo e Eventos, Manoel de Araújo Sobrinho, foi o entrevistado da edição desta segunda-feira (18) do “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”, programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação com o objetivo de apresentar um balanço de ações desenvolvidas ao longo do ano de 2023 por todos os setores da gestão municipal.

Ele iniciou sua participação com uma explicação sobre a atuação da Morada do Sol Turismo e Eventos. “A Morada do Sol é uma S/A de economia mista, ou seja, é de direito público, mas é uma empresa privada. A Prefeitura tem 51% das ações e os outros 49% estão divididos entre 4 mil acionistas privados. Portanto, ela não está dentro de um orçamento público, ela faz os seus eventos, ela loca seus equipamentos, e é com isso que ela faz sua receita e mantém sua estrutura”, comentou.

Manoel lembrou do propósito do qual se deu a criação da Morada do Sol Turismo e Eventos, com as vendas dos hotéis da cidade e a criação do Centro de Convenção em 2008, até o espaço do Cear se tornar um dos maiores destinos de jogos universitários do estado de São Paulo. “Depois da pandemia, onde tivemos uma queda astronômica na realização de eventos, nós voltamos com força e neste ano fizemos eventos e atraímos para a cidade mais de 400 mil visitantes”, diz ele, que também deu o exemplo do Inter Unesp, que resultou na vinda de 30 mil jovens para a cidade. “Cada edição de jogos universitários resulta em R$ 15 milhões de reais injetados na nossa economia”, revelou.

Entre as ações de destaque realizadas ao longo do ano, ele aponta o investimento que chega para impulsionar o turismo da cidade. “Fizemos uma parceria público-privada, junto com a Prefeitura, não só do Cear, mas da Arena e do Gigantão, e atraímos o Revee, que é uma empresa de entretenimento, uma das maiores, a mesma do grupo do Allianz Parque, que é um projeto que viemos buscando desde 2001. De 2019 a 2020 começamos a tratar e neste ano o prefeito Edinho assinou a concessão, o que vai acelerar os investimentos naquele complexo. A Morada do Sol agora ocupa a presidência da comissão de gestão e fiscalização, que vai acompanhar e fazer a gestão desse contrato de concessão, fazendo com que ele se acelere”, apontou.

Ele acrescentou que a cidade tem feito a transição e a população não sentiu mudanças, pois os eventos seguem acontecendo, porém agora com um investimento de dezenas de milhões de reais. “O que levaria uns 30 anos para investir, nós conseguiremos em cinco anos, no máximo. Isso significa que vamos colocar Araraquara de fato no centro dos eventos do estado de São Paulo e do Brasil. Essa foi a nossa maior conquista no ano e Araraquara, de fato, inicia agora uma nova âncora econômica com o turismo de eventos, que a gente vem construindo nesses 22 anos. Vamos dar um salto de qualidade e de profissionalismo nessa área”, ressaltou.

Ele mencionou ainda outras atividades de destaque que foram sediadas no Cear. “Nós consolidamos o equipamento como um grande atrativo de eventos para jogos universitários. O Inter Unesp foi o maior evento que nós fizemos, mas fizemos também várias outras festas universitárias, o que fomentou toda essa cadeia produtiva do setor universitário de Araraquara. Hoje Araraquara é referência no estado de São Paulo para jogos universitários. Fizemos também várias formaturas. O nosso Centro de Convenção tem mil lugares e é um dos maiores equipamentos para formaturas do interior paulista. Fizemos uma feira internacional de animais que foi impactante para o mercado, além de feiras de automóveis, entre outras”, citou.

Manoel também lembrou da solenidade realizada na manhã deste domingo (17), quando a Prefeitura de Araraquara realizou a entrega da Área de Convivência e Apoio Turístico “Thais Antonia Martinez”, que fica na Av. Dr. Nilo Rodrigues da Silva, no Pátio de estacionamento da Estação Ferroviária do distrito de Bueno de Andrada. “É uma área de convivência para o ciclista, mas não só para o ciclista, como também para o motociclista e para o turista que vai para aquela área, que desde 2001 a cidade tem construído como um grande destino do turismo gastronômico, que é Bueno de Andrada com suas coxinhas. O ciclista que está pedalando encontrará lá um local para poder descansar, vai ter um enchedor de pneu de bicicleta, vai ter os paraciclos, onde ele poderá prender a bicicleta e ir lá comprar uma água, comer uma coxinha ou outra coisa. A ideia é que tenha também feiras constantes no local com o produtor orgânico, com o produtor rural, com o artesão, com o vendedor de cachaça, de queijo, entre outras coisas. Ali o ciclista poderá não só pedalar, mas ligar para a família, combinar de se encontrar na Área de Convivência e lá vai ser o local onde as famílias vão se encontrar”, ressaltou.

O entrevistado apontou ainda que no mesmo ato foi inaugurada a sinalização das quatro rotas do cicloturismo daquela região. “É um projeto bem simples, estamos trabalhando nele, que enterra pinos ao longo do percurso. São quatro rotas norte e quatro rotas sul, que passam pela Área de Convivência e cada rota terá um QR Code que terá informações sobre eventos que estarão acontecendo naquela localidade. Ali também terá uma geolocalização para as pessoas que se perderem poderem combinar o ponto pelo pino. Queremos trabalhar com as forças de segurança e, por exemplo, se acontecer alguma coisa com um ciclista, ele comunica qual é o pino mais próximo, ou seja, fica mais fácil de ser localizado na área rural, aumentando a segurança, aumentando a capacidade da cidade receber o cicloturismo de forma efetiva”,.

Ele revelou as suas projeções para o próximo ano. “Para 2024, esperamos que a Morada do Sol Turismo e Eventos continue fomentando cada vez mais e articulando o trading turístico para que a cidade receba e aproveite melhor esse crescimento do turismo. E que também possamos fazer com que essa atividade econômica chegue na população, na pessoa que produz, na pessoa que trabalha, chegue a toda a cidade. Olhando nesse mundo que passa por mudanças climáticas, que passa por mudanças no mundo do trabalho, onde está se deixando de criar empregos na indústria, que está com uma automação acelerada, com a inteligência artificial acelerada, as mudanças tecnológicas aceleradas, é no setor de serviço que o trabalho e a distribuição de renda vai acontecer. E quando falamos de turismo, falamos do setor de serviço, desde o taxista, o hotel, o bar, o restaurante, o ambulante, o posto de gasolina, a manicure que faz a mão, a profissional que faz o cabelo de quem vai se formar ou quem vem para uma festa. Então nós queremos que em 2024, e nas próximas décadas, Araraquara fortaleça muito o setor de serviço. E nós da Morada do Sol fomentaremos o turismo para que isso aconteça”, assegurou.

Manoel aproveitou para deixar uma mensagem de final de ano. “Neste mundo de mudanças, nós queremos que esse mundo seja mais humano e para isso ele tem que ter emprego, tem que ter trabalho, tem que ter distribuição de riqueza para que assim a gente construa um mundo de paz, um mundo de amor. Desejo a todos muito amor no coração, muita consciência deste momento e que neste Natal e no Ano Novo possamos, junto com a família e daqueles que amamos, nos preparar para construir um novo mundo”, concluiu.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.