Uma pesquisa para avaliação das concessionárias desenvolvida pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) indicou que 92% dos usuários da Triângulo do Sol, que atua nas áreas de Araraquara e Matão, estão satisfeitos com os serviços prestados pela empresa.
O estudo aponta também que o índice de satisfação dos motoristas em relação às 12 concessionárias do Estado cresceu 25% desde junho de 1999, data da primeira pesquisa. No trecho da Triângulo do Sol, esse índice aumentou de 64% para 92%, um crescimento de 43,7%.
O levantamento ouviu 3.264 motoristas e 1.200 pedestres de todas as concessionárias do Estado.
As três concessionárias mais bem avaliadas na pesquisa foram: Triângulo do Sol, com 92% de aprovação; Centrovias, com 90,1% e Renovias, aprovada por 89,7% dos entrevistados.
Esforços
Para o presidente da Triângulo do Sol, José Renato Ricciardi, foi muito gratificante conhecer o resultado da pesquisa, já que reflete a opinião dos usuários, para quem a concessionária direciona todos os esforços.
Segundo o presidente, a meta da concessionária é oferecer o máximo de segurança e conforto na utilização da rodovia. “Continuaremos nosso trabalho buscando sempre trazer melhorias para podermos manter este nível de aprovação”, completou.
Avaliação
Dos 20 itens avaliados, a Triângulo do Sol ficou entre as três melhores concessionárias em 15 deles: fluidez; faixa de separação das pistas; confiança; conservação de pontes, viadutos e barreiras de proteção; policiamento; segurança contra assaltos; faixas refletivas; placas de velocidade; segurança contra acidentes; acostamento; fila nos pedágios; inspeção de tráfego; placas de 0800; limpeza de placas e postos de gasolina.
A empresa ficou abaixo da média apenas no item conservação de asfalto.
Preço
Embora tenha apontado um crescimento no índice de satisfação dos usuários, a pesquisa revelou que 70% dos entrevistados consideram que o preço cobrado é alto (34%) ou muito alto (36%).
O preço dos pedágios foi considerado baixo por apenas 2% dos motoristas e adequado por 28%.
A pesquisa também apontou que 47% dos usuários das rodovias privatizadas consideram que há muitos pedágios.