A segunda Câmara do Tribunal de Contas de São Paulo considerou regular a vendas dos prédios dos hotéis Municipal e Eldorado. Essa é mais uma vitória da empresa Morada do Sol S/A, sociedade de economia mista, da qual a prefeitura de Araraquara é acionista majoritária. O processo de venda dos imóveis havia sido considerada regular em ação julgada pela Justiça de Araraquara.
Para o presidente da Morada do Sol, Manoel de Araújo Sobrinho, o Tribunal cumpriu seu papel. “Tomamos todas as precauções legais para promover as vendas e seguimos os preceitos de transparência estabelecidos na Constituição”, garante. “Por isso, sabíamos que não havia nada que impedisse o negócio”.
Manoel entende que a Morada do Sol terá mais tranquilidade para prosseguir com o fomento do Centro de Eventos de Araraquara (Pavilhões da Facira), adquirido com os recursos da venda dos imóveis.
A transação de venda dos imóveis dos hotéis, realizada em 2004, foi decisiva para a solução dos problemas financeiros que a Morada do Sol vinha enfrentando há cerca de uma década. Da mesma forma, as irregularidades apontadas nas contas da empresa antes de 2001 foram sanadas pela atual diretoria e aprovadas posteriormente pelo TCE.
A Morada do Sol é uma empresa de economia mista com 51% de seu capital pertencentes à Prefeitura. A empresa era a proprietária dos prédios onde funcionavam os Hotéis Eldorado e Municipal, cujos contratos, deficitários, foram constituídos antes da atual administração municipal. Os imóveis foram vendidos neste ano, por meio de processo licitatório, para a Vivenda Nobre.