João Luiz Ultramari
EXECUTIVO
MUNICIPAL
Hidrômetros
Prefeito Edinho, como as dependências da Facira são do Município necessário se faz obedecer às normas de segurança, instalando-se hidrômetros (o exemplo tem que vir de cima). Segundo consta, o Corpo de Bombeiros não tem dado alvará de vistoria para as promoções e, conseqüentemente, a responsabilidade é da prefeitura.
Bueiros
Os moradores próximos a bueiros (sujos, com mato e tantas coisas mais) e os clientes de ambulantes de produtos alimentícios estão à espera de providências visando a devida limpeza.
AFE
Aguardando-se assembléia geral para a municipalização do patrimônio do clube. E, por parte do Prefeito Edinho, espera-se que esteja sendo acertado juridicamente e, com a autorização da Câmara, a troca da dívida do IPTU com o terreno anexo ao Estádio. Essa dação em pagamento vem exigindo estudos acurados do pessoal jurídico. Será que já tem comprador para a área que se pretende negociar? Qual será o procedimento para a venda? Vamos aguardar mais um capítulo da novela “O patrimônio da AFE”.
SANTA CASA
A Comissão Interventora está mexendo até mesmo nos estatutos da entidade. Caríssimos irmãos, os senhores autorizaram ou estão participando dessa mudança pretendida pela comissão interventora? É difícil acreditar, mas está acontecendo…
LEGISLATIVO MUNICIPAL
Uso de telefone pelos vereadores se arrasta em discussões lamentáveis. O lógico seria o responsável pelas finanças da Câmara conferir se as ligações foram objeto de projetos apresentados na sessão, caso contrário, tem que haver o reembolso das despesas. Deveria ser proibida a ligação interurbana, salvo com a autorização da presidência e em casos justificáveis, aliás, isso acontece em todas as empresas, por que não pode ser adotado na Câmara onde até assessores e funcionários têm acesso às linhas?
Salário de Vereador + Funcionalismo: Presidente Dudu, não é o seu caso, por que pedir benefícios para outros? Não entre no jogo, quem entende estar sendo prejudicado que apresente o projeto. Não dê a sua cara para a população e a imprensa bater. Dudu, você não merece, são tantas cacetadas… Não é melhor retirar o projeto?
Despesas da Câmara: engraçado, tem vereador que fez parte da Mesa diretora e só agora, em época de eleição, fala em reduzir os gastos. Por que não discutir com a população os gastos detalhados da Câmara, para saber das necessidades de cada um?
Cidadão quer Saber: Não está ficando mais caro o transporte, combustível e a mão de obra dos trabalhadores da Prefeitura, para retirar o material das casas demolidas e que estão sendo doados ao Fundo Social? Foi o caso dos imóveis demolidos à Rua Padre Duarte, defronte ao parque infantil. Alguns cidadãos, que diariamente se exercitam no local, acham que o custo é muito alto em relação à doação.
Energia Facira/Salão de Festas: ninguém está acusando ninguém, apenas indagando se a energia de um órgão público pode ser cedida ou transferida, mesmo com pagamento, para particular. Será que algum vereador questionou o assunto?
DIVERSOS
Segurança da Cidade
Furtos e Roubos se agravando e, o pior: fazendo vítimas. Infelizmente, os ladrões não se contentam em apenas furtar ou roubar.
Trânsito
Outro grave problema na cidade. Constantemente estamos vendo acidentes e ocorrências policiais citando a imprudência de motoristas e, em muitos casos, por estarem dirigindo embriagados.
Cadastro Geral de Ocorrências
Seria importante montar uma estrutura, claro, em parceria com órgãos responsáveis para cadastrar os infratores dos diversos tipos de ocorrências, principalmente as de trânsito. Assim, algumas providências poderiam ser tomadas em caso de reincidências, por exemplo: dirigir embriagado.
Carta de Habilitação
Os senhores políticos deveríam brigar para a aprovação de uma lei dispondo que, no caso de ocorrência policial envolvendo acidente de trânsito, o motorista culpado além da pena cível e criminal tenha que ressarcir outros prejuízos. Exemplo: na multa por infração cometida que se cobre o pagamento de danos causados ao patrimônio público. Não tenho conhecimento de que sejam punidos dessa maneira.
Quanto se gasta para reparar sinalização em local do acidente, sem falar nas despesas do governo com assistência médica?
Movimentos
Fazem tantos movimentos pelo país, mas, não em relação à falta de segurança dos cidadãos. O que nossos políticos têm apresentado objetivando a uma solução?
Alerta
Está sendo comum a instalação de câmera em residências, escritórios e empresas para monitorar o dia-a-dia e a entrada e saída de pessoas, bem como o movimento da própria rua, mas, pergunta-se: e a cidade?
Investimento em Câmeras
Na administração anterior, quando estive na Secretaria dos Transportes, estava programada a aquisição de câmeras para ser instalada nas principais ruas e avenidas de onde poderíamos ter uma visão geral. Daria mais condições para a polícia apurar as ocorrências…
Teste: por um bom tempo, tivemos a nossa disposição, câmeras que ficaram instaladas na Via Expressa, na Prefeitura, Avenida Bento de Abreu e na Facira. Restou provada que seria importante, como existe em algumas Rodovias do Estado de São Paulo, mas, infelizmente não havia recurso para a secretaria, mesmo não sendo alto o investimento.
Prefeito Edinho Silva: entendo que fazendo parceria com grandes empresas e com o próprio comércio (através dos Sindicatos e Associação Comercial), alguma coisa poderia ser colocada em prática para um pouco mais de segurança. Mesmo com todo o esforço das nossas polícias, a segurança ainda é deficiente. A Polícia, no caso, poderia indicar e controlar as câmeras colocadas em pontos chaves.
Juizado Especial Cível
Uma senhora teve cortado o seu telefone por três vezes, pelo mesmo motivo. O erro foi da empresa de telefonia, que confundiu o cheque sem fundos de outra pessoa (conta paga em casa lotérica), mas continuou cortando o telefone. Ajuizada ação de perdas e danos, essa senhora obteve um ganho de causa de R$ 1.000,00. O processo está em fase de recurso, tendo a empresa recorrido da decisão e a senhora pedido o aumento da condenação. O recurso foi negado à empresa e provido à vítima. Vamos aguardar o quantum que a empresa terá que indenizá-la. O processo se iniciou em 26/11/2002, foi julgado em 12/12/2002 e está em fase de recurso desde 04/02/2003.
Ações Trabalhistas de Clubes: estão sendo comuns as reclamatórias de funcionários de clubes na Justiça do Trabalho. Hoje, podemos dizer que é comum ações contra empresas e pessoas físicas. O que não pode é um clube deixar de comparecer em audiência e ser condenado à revelia causando prejuízo de grande monta para os seus associados. Pois, afinal, não está sendo fácil pagar nem as mensalidade.
EFEMÉRIDES
Setembro
06- Hino Nacional, Alfaiate, Barbeiro e Cabeleireiro
07– Independência do Brasil e da Pátria
08- Cidade de Vitória e São Luiz e Mundial da Alfabetização
09– Administrador de Empresas e Veterinário
10- Imprensa
11– S. Pronto e S. Jacinto
12- Nacional da Recreação, Seresta e São Guido
Título
No próximo dia 26 de setembro, no Palacete São Bento, será realizada a sessão solene de entrega do título de cidadão Araraquarense ao Dr. Cláudio Cavalaro, natural de São Paulo, bairro Bela Vista e residente em Araraquara desde maio de 2000, em razão da instalação da Delegacia.