João Luiz Ultramari
EXECUTIVO MUNICIPAL
Prefeito Edinho Silva, se pegar fogo no mato a “draga” vai virar churrasquinho. Aliás, ela já está no local esperando a próxima enchente?
Providências: Dr. Walter Laxixa, o pessoal que freqüenta o Restaurante Chapelin está pedindo providências para a limpeza geral ao redor, inclusive onde deixaram a draga.
LEGISLATIVO MUNICIPAL
VEREADOR ANDERSON HADDAD: complementando a resposta da edição anterior, pois já havia encerrado a coluna quando do recebimento da missiva datada de 31/05/2.003, que inclusive foi distribuída para todos os vereadores naquela data e, para mim enviada no final da semana passada, com a seguinte pergunta: “Por que tanto ódio, tanta obsessão, tanto esforço, para a desvalorização da Câmara atual? Por quê?”.
Fiz questão que Jornal de Araraquara publicasse, na integra, e repito: caro vereador, não tenho ódio, obsessão e muito menos esforço para desvalorizar a Câmara atual, como dito por Vossa Excelência. Como cidadão, tenho o direito de cobrar a valorização de nossa Câmara Municipal, principalmente pela omissão e falta de fiscalização de problemas já expostos nesta tribuna e que sequer mereceram encaminhamento.
Admiro o trabalho e a coragem de muitos vereadores, mas não concordo com a omissão sobre questionamentos da Tribuna Livre, desde o início da nova legislatura em 2.001 e de interesse da população. Com relação a redução de vereadores e vencimentos, talvez somente Vossa Excelência desconhece que muitos jornalistas já criticaram essa situação. O ex-prefeito Roberto Massafera esteve em um programa jornalístico (de maior audiência no rádio da cidade) e declarou guerra a respeito, inclusive que iriam passar um abaixo-assinado à população e que a vereadora Juliana Damus tentou encaminhar projeto nesse sentido, mas desistiu da idéia, pois já tinha a contrariedade da maioria dos vereadores.
O nobre vereador Anderson também não deve estar lendo os jornais que têm mostrado que, em diversas cidades, houve decisão judicial a respeito e em outras, os próprios vereadores aprovaram a redução.
Em relação a um acordo citado por V. Excia., em 2.001, em que todos os vereadores pagam os selos de correspondências é uma obrigação, pois já foi até objeto de investigação em processo contra vereadores e funcionários (em andamento e um julgado). Agora, citar essa economia e deixar de mencionar que todos os vereadores tiveram informatizados os seus gabinetes, que além de secretários (as), agora também possuem um assistente, qual será o custo disso em relação aos selos?
Omissões
Respeitável vereador, passo a relatar omissão a fatos denunciados desde 2.001. Como cidadão não posso concordar, a responsabilidade deve ser apurada. Por V. Exa. que mostra interesse pelos problemas de Araraquara, ou outras autoridades competentes e até mesmo por nós cidadãos, para não sermos coniventes:
1) Por que não foi apurado pela Câmara Municipal a responsabilidade sobre a suspensão de quatro funcionários, que ficaram em casa recebendo salários, todos os direitos trabalhistas e encargos sociais, além dos demais benefícios, como plano de saúde?
2) Por que não houve abertura de inquérito, para a rescisão do contrato de trabalho, por justa causa, de um funcionário que foi condenado, conforme sentença judicial?
3) Por que na mudança da presidência da Câmara Municipal, após dois anos em que os funcionários estavam afastados, estes novamente foram reintegrados, mas não na Câmara e sim na Prefeitura e, somente em 2.001 retornaram à Câmara?
4) Quem vai responder pelos danos causados ao Município, na forma exposta, inclusive quanto aos encargos sociais?
5) Por que não foi apurado pela Câmara Municipal a responsabilidade sobre o pagamento de gratificação por serviços extras, para o cargo de diretor que já recebia gratificação pelo cargo de confiança?
6) Por que não foi apurado pela Câmara Municipal a responsabilidade pelo pagamento integral de plano de saúde a todos funcionários da Câmara e aos seus dependentes (inclusive internação) com ônus para o Município ?
SERÁ QUE OS VEREADORES ELEITOS “DE RASPÃO”, ESTÃO COM MEDO DE NÃO SEREM ELEITOS NA PRÓXIMA?
Vossa Excelência já verificou, através de declarações de imposto de renda, que boa parte dos vereadores antes de serem eleitos ganhavam de 10% a 20% do que ganham hoje, inclusive alguns deixaram o emprego ou atividade anterior?
Espero ter esclarecido à V. Excia., o porquê de usarmos o espaço da Tribuna Livre e, espero que os assuntos aqui abordados sejam apurados, pois caso contrário, estará havendo prevaricação.
Efemérides
Julho
05 Fundação do Exército da Salvação e S. Antonio M. Zacaria
06 Criação do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
08 Panificador
09 Soldado Constitucionalista e Promulgação da Constituição Republicana em 1932
10 Pizza, Mundial da Lei, Trabalhadores em Serviços Telefônicos, Saúde Ocular e Truco
11 Rondonista
Rotary Club Araraquara-Carmo
Noite festiva no clube, com o término do mandato de Armando Zanin e sua esposa Jane e o início do mandato de Moacyr Sozim e sua esposa Elide. Foi uma noite de prestação de contas e homenagens quando, também, deixou a Governadoria do Distrito o casal Valter Merlos / Célia. Homenagens aos sócios honorários, dos quais destacamos Vicente Michetti (que sempre colaborou nas feijoadas para a compra de cadeiras de roda, cedendo a Estância Uirapuru) e do Dirson de Oliveira Abbad, que organizou e foi um dos responsáveis pela fundação do Rotary Carmo. Também foram homenageados os companheiros e companheiras com 100% de frequência entre outras pessoas que prestaram serviços ao clube e à sociedade.
Conselho Diretor 2.003/04: Moacyr Sozim – Presidente; Alaor Ribeiro Filho – Vice; Walter José Pierri – 1º Secretário; José Antonio de Paula – 2º Secretário; Gilberto Castanhari – 1º Tesoureiro; Odracir Romanelli Sobrinho – 2º Tesoureiro; João Minas Tchakerian e César Paulo de Caíres Protocolos; Armando Zanin – Past-presidente; Avenidas: Vicente de Paula Oliveira – Serviços Internos; José Carlos de Campos – Serviços Profissionais; Célia Merlos – Serviços à comunidade; Haroldo Alves de Araújo Filho – Serviços Internacionais e Fundação Rotária, Maria Beatriz Araújo La-Gatta. Feliz gestão para todos no ano rotário julho 2.003 a junho 2.004
Mensagem da Casa da Amizade – Ano Rotário 2.003/04:
Todos anseiam ter uma vida melhor, por isso, estamos sempre em processo de transformação, no estado nascente da descoberta, procurando modificar o nosso cotidiano. Nunca é tarde para fortalecer os vínculos de “Amizade” e ampliar nossos contatos; sejam no trabalho, no Clube, na sociedade ou em nossa comunidade. A palavra “Amizade” é a força que nos torna guerreiras, fazendo uma viagem para dentro do universo de outras pessoas. É muito importante preservar e cultivar a “Amizade”, porque ela nos faz bem, eleva nosso Ego e nossa Auto-estima. Companheiras e voluntárias, é chegada a hora de colocarmos em prática o lema rotário “Dê a Mão Ao Próximo” porque unidas pela força de nossa amizade, poderemos oferecer um aperto de mão carinhoso, um sorriso, uma palavra amiga, levando nossa missão avante, pois a Humanidade tem mais fome de Amor, do que de Pão. Com vocês, espero conseguir realizar algumas metas traçadas, e, por que não todas? O nosso próximo está carente e vem sempre em busca de nosso auxílio. Bondosas companheiras e voluntárias, abracei a presidência da “Casa da Amizade” – Rotary Clube Araraquara – Carmo, mais uma vez, contando com o apoio de todas, como sempre o fizeram. Que Deus continue nos iluminando, derramando sobre nos, muita Luz, Paz de Espírito para que, com vontade e amor, possamos nos doar cada dia mais. Muita obrigada. (Maria Ellide)
FERROVIÁRIA
No próximo dia 11, a assembléia geral do clube estará construindo os destinos da gloriosa AFE – Associação Ferroviária de Esportes. Vamos aguardar a decisão. Esperamos que tenham pago a energia, para que seja realizada a assembléia.
Deixa saudade
Nossa querida Vitória Buainain faleceu no último dia 03 e foi sepultada em Boa Esperança do Sul, sua terra natal. Saudade do bate papo, dos bolinhos e doces. Descanse em paz, Vitória.