João Luiz Ultramari
I. PODER EXECUTIVO
Municipal
O prefeito Edinho toma certas providências quando há denúncias ou abaixo-assinados, a exemplo da Estrada de Bueno. O mesmo em relação ao mato + mato, corte de árvores, limpeza em geral, principalmente dos próprios do Município.
Debate com a População: na última quinta-feira foi iniciado um novo programa no rádio: Linha de Fogo. A primeira participação foi do Prefeito Edinho Silva. Só recebeu críticas e pedido de providências. Poucos ouvintes, de poucos bairros, conseguiram participar. Foi reclamação de funcionário público, asfalto, mato, saúde, prestação de casa, material para o bairro (mutirão) e assim por diante, tudo promessa de campanha. A resposta não poderia ser outra, “problema de orçamento”. Uma ouvinte disse ao prefeito que não consegue falar na prefeitura para reclamar sobre terrenos. Minha senhora, se o vereador Napeloso reclamada que o Prefeito só viaja e que nem a sua secretaria consegue falar com ele para agendar audiência, será que a senhora vai conseguir por telefone?
Carrapatos: com tantos animais pastando na cidade, só poderia acabar em epidemia na cidade. Coitados dos cachorrinhos da cidade.
Estadual
Governador Geraldo Alkmin desconhecia a desativação da Cadeia Pública de Araraquara e muito menos o excesso de presos. Será Governador? Onde está o representante do Governo em Araraquara e Região? O partido local não terá cargos. Mereceu?
Vigias não terão mais porte de arma. Sob alegação de que são presas fáceis, pois roubam suas armas. Esse é o problema? O contrabando e a fabricação não seriam a principal causa?
Federal
É lamentável que os presos estão tendo mais poderes do que nossas autoridades (central telefônica, armas, celular e tantas coisas mais). Sem falar nas regalias sobre os menos favorecidos daqui de fora. Eles têm habitação, alimentação, vestuário e visitas íntimas. Alguns preferem ficar presos. Também pudera, “hotel 05 estrelas” sem precisar trabalhar.
II. Poder Legislativo
Municipal
Bolinhas: Presidente, não foi fácil resolver o problema das bolinhas? Tirar o saco e colocar a roleta não precisava de uma lei. O que não pode acontecer é mostrar ao vivo para a cidade e região as gozações a respeito. Uma sugestão para o secretário: deixe as bolinhas fora e coloque apenas as dos vereadores inscritos para falar, pois o tempo tem custo. Exemplo: número 01 não está inscrito, número 10 não está inscrito e assim por diante… É tão simples resolver o problema, não é presidente? Uma questão elementar…
Mais tempo perdido: com a palavra o vereador ….. Até ele se levantar, colocar em dia as conversas pelo caminho e ir à tribuna, é tempo perdido. Não ficaria mais barato colocar um microfone em cada mesa, com controle para abrir e fechar? Na mesa diretora existem 03, faltam 18.
Outra sugestão: fechar o microfone do presidente e secretários quando o vereador estiver falando na tribuna. Ouve-se mais a conversa paralela dos integrantes da mesa do que do orador.
Cansado: será que o presidente já está cansado do cargo, com tão pouco tempo? Toda hora, chama o Mário (vice) e não volta mais. Esse Dr. Dudu é formidável, não é?
Doação de Livros “Gerdau”: uma bela iniciativa dos sócios da empresa em doar livros para as escolas. Serve de exemplo para outros empresários. Vereador Carlos, pede aos outros empresários para não desgastar o mesmo, certo?
Estadual
Acompanhando algumas sessões pela TV, é muito bom saber do trabalho dos deputados. Falam de todas as cidades, mas Araraquara está sem representação. Um puxão de orelha nos partidos de Araraquara. Quiseram dividir o colégio eleitoral e danaram a nossa região.
III. Imprensa
Criticamos uma rádio local, que divulga feitos do Prefeito Edinho, com o patrocínio de empresas que prestam serviços para o Município. E que, também, só entrevista o Prefeito Edinho sobre os assuntos de interesse da Prefeitura, sem diálogo com a população. Agora, tomaram a iniciativa de fazer um programa com autoridades para responder perguntas da população. Temos que parabenizar a rádio pela iniciativa e pelas críticas endereçadas ao Prefeito. Houve só críticas à administração, com exceção de uma vizinha do prefeito, que o elogiou por obras feitas em seu bairro. As demais foram de cobrança. Pena que não houve críticas de jornalistas. Uma sugestão para a direção da rádio. Para o próximo debate com o Prefeito deveriam ser convidados os representantes da imprensa local, pois assim a população saberia a tendência de cada um. Esperamos que continue o programa, mas não a cada 60 dias. Deveria também a própria emissora, ou a outra do grupo, fazer um programa com o Prefeito e seus secretários, diretamente do Gabinete.
IV. Diversos
AFE: Conselho Deliberativo aprova Clube Empresa e como sempre, dependerá do Prefeito Edinho conseguir empresários para o andamento do processo. Agora, é dar tempo ao tempo para ver nossa Ferrinha no lugar que merece.
Detalhe
Houve uma informação de que em Sociedade Anônima, os empresários não respondem por passivos contraídos (esperamos que isso não aconteça mais). Mas acrescentamos: a finalidade da empresa não pode ser desvirtuada, caso contrário, além do patrimônio empregado, poderá sim, responder pelos problemas trabalhistas.
Araraquarense
Associados do Clube, compareceram em massa e votaram na chapa da situação. Parabéns a todos ao participantes e à chapa vitoriosa.
O Mercado Municipal (lojas de verduras e frutas), foi desvirtuada a finalidade com Lojas de Calçados, Roupas e outras.
Shopping: (lojas diversas), os senhores vereadores querem desvirtuar a finalidade dele, para instalar a Câmara Municipal.
Prefeito, esperamos o seu veto total. Será que a administração pública não tem terreno, departamento de engenharia e obras para construir uma Câmara Municipal, e com certeza, com menos dinheiro público?
Presidente Lauand e Senhores Vereadores, querem virar notícia na imprensa nacional? Câmara no Tropical é uma piada, ou não?
Leitores da Tribuna Livre
Ivo Magnani – empresário em transportes de cargas, à frente de sua conceituada empresa Araraquarense, que leva o nome de Araraquara para todo o nosso Brasil.
Paulo Roberto dos Santos – residente no Jardim Itália, que tem acompanhado a Tribuna Livre e, vendo os resultados das críticas construtivas, reivindica para o seu bairro. Isso é cidadania.
Como viver 200 anos
Mensagem lida no Açúcar União. Vá a mais lugares, abrace mais amigos, dance mais, diga menos nãos, invente menos problemas, coma mais sobremesas, ria mais de si mesmo, plante uma árvore, tire mais fotos, visite o fundo do mar, e o topo de uma montanha, beije mais, conte mais piadas, se apaixone mais vezes, mesmo que seja sempre pela mesma pessoa.
Efemérides
Abril
05 – Propagandista, Telecomunicações e S. Vicente Ferrer
06 – S. Marcelino
07 – Fundação da ABI – Associação Brasileira de Imprensa, Mundial da Saúde, Jornalista, Corretor e Médico Legista
08 – Natação, Luta Contra o Câncer, Correios e Lembrança do Holocausto
09 – Endoenças, Biblioteca e Nacional do Aço
10 – Engenharia Militar e Exército da Salvação
11 – Prefeito e Organização Internacional do Trabalho- OIT
Convite: O presidente da Facira, Ricardo Capparelli, está convidando para a palestra do Prof. Antônio Vicente Golfeto. Tema: Feira, o Diferencial do Sucesso, no próximo dia 8 às 20h no SESC.