Tribuna Livre

João Luiz Ultramari (*)

Carta do Leitor

Doação de Título da AFE

Em carta dirigida ao Presidente do Clube e do Conselho Deliberativo da Associação Ferroviária de Esportes, doei para o Clube o meu título patrimonial, devidamente quitado. A situação da AFE é tão problemática que todos os associados deveriam pensar urgentemente numa forma de salvá-la, pois, sem o apoio do poder público e sem a transferência do patrimônio para o Município, não sei até onde a nossa querida Ferrinha poderá chegar, principalmente a parte esportivo-social. Não adianta protelar a situação, principalmente as dívidas.

Missiva da Dra. Clara

Em resposta a um desabafo em 29/04/2.001 na Tribuna Livre do Jornal de Araraquara, no último dia 22/01/2.002, recebi a seguinte carta da Dra. Clara: “Dr. João Luiz Ultramari. Relendo alguns papéis deparei com um recorte de jornal de 29/04/01. Li, reli, meditei em cima do que está escrito e conclui que pelo menos uma pessoa mais, Dr. João Luiz Ultramari, havia sofrido tantas injustiças gratuitas, quanto eu. Isso não trouxe conforto, mas mostra friamente quantas maldades existem em torno de pessoas que almejam fazer o bem. O pior é que não as vemos ou não temos forças para arrazá-las, sempre desculpamos nos acusando de exigentes, desconfiados, etc. Dr. João, sofri muito neste ano dedicando-me à Prefeitura. Tenho a tranqüilidade para dizer que dei o melhor de mim e sei que não é difícil “arrumar aquela casa”, mas interesses maiores levaram pessoas que julguei sinceras a desejarem e conquistarem espaço e cargo. Sinto muito, porque nos quase 53 anos de vida dedicada ao trabalho em benefício de outros, fui convidada a ocupar o cargo de Secretária. Porém percebo hoje que fui usada, pois jamais tive apoio para desenvolver o que quer que seja, assim como não tive a possibilidade de me sentar com quem me convidou, para relatar sobre as dificuldades encontradas, pedir socorro diante do que recebia e sentia. Obrigada pela suas palavras, hoje creio, elas mostram muito mais do que quando as li pela primeira vez. É lógico, como ser humano, habituada a enfrentar desafios pesados, preferi largar tudo a conviver com maldade, mentira, falsidade e outras coisas mais.. Desculpe Dr. João o desabafo, mas achei que deveria lhe dizer que não abandonei por covardia, medo, incompetência, mas simples e unicamente por não suportar tantas injustiças. Um abraço, sei que sempre seremos amigos, porque somos sinceros. Obrigada”.

Desabafo em 29/04/01 à Dra. Clara

Fui muito criticado por várias razões (pessoais, profissionais e políticas) principalmente por ser advogado e ter sido convidado para Secretário Municipal dos Transportes, cargo que muitos entendiam ser para engenheiro. Hoje temos advogado na presidência da C.T.A e outras pessoas em diversos cargos diferentes da profissão. E ninguém fala nada. Passei por tudo o que a senhora está passando, em relação à falta de funcionários, equipamentos, compras, pessoas falsas (que se mostravam amigas, às quais demos oportunidade, lutamos por melhores condições de trabalho, salário por muitas administrações esquecido, alguns admitidos até por necessidade e, hoje, mudaram a conversa e por trás…). Transferimos pessoas “inconvenientes” para o setor e tínhamos que ir levando, como deve estar acontecendo com a senhora. Enfim, querer mudar e trabalhar honestamente na administração pública não é fácil. Espero que todos tenham êxito em seus cargos, mas torço especialmente pela senhora, pela pessoa que é. Conheci-a na Prefeitura, pedindo pelos outros. Algumas vezes interferi em problemas que não estavam afetos ao meu setor, mas a senhora merecia uma atenção especial pelo que fazia aos necessitados. Continue assim, vá “in loco”, brigue pelos outros e faça como eu fazia: brigava com todos e até com o prefeito para conseguir um pouco e fazer muito. E não espere reconhecimento de ninguém. Nosso incentivo à Dra. Clara, um espírito solidário e exemplar.

O que tenho hoje a falar para a Dra. Clara! Parabéns pela sua postura, coragem e pelo trabalho desenvolvido. Fez tudo o que pôde e saiu de rosto erguido e com muitos amigos e admiradores. Não se preocupe com os que ficaram, pois no meu caso, já se passaram mais de doze meses e ninguém mais teve contato comigo.

Parquímetros

Espero que o pedido de formação de uma comissão de vereadores da Câmara Municipal sobre análise de editais de concorrência seja levado a sério. As empresas querem mostrar os motivos das impugnações. A empresa MB Participações está disposta a instalar 20 parquímetros em Araraquara, inclusive com funcionários por sua conta, por prazo indeterminado e sem ônus para o município para mostrar o seu produto e esperamos que outras empresas também o façam. Assim haverá a participação dos políticos e população para saber o que existe de melhor e compensador para a cidade.

Eis correspondência e parte da impugnação da empresa junto ao Tribunal de Contas:

Parquímetro e solução justa

Orçamento participativo

Diretor da empresa MB Participações Acionárias e Comércio Ltda., envia E-mail:

Caro Dr. Ultramari,

Lí agora pela internet sua matéria publicada no Jornal de Araraquara, deste domingo, e fiquei bastante entusiasmado pela sua explanação e envaidecido por citar nosso sistema. Talvez assim a população conheça outros meios de cobrança senão o que a prefeitura quis impor, já que o teste entre as máquinas nem sequer foi estudado pela coordenadoria de trânsito para que os usuários pudessem opinar.

Fico inteiramente à sua disposição e de qualquer órgão de imprensa para eventuais dúvidas que possam surgir no decorrer dessa licitação.

Cordialmente,

Amauri Montandon Capuzzo

Belo Horizonte – MG

20 Parquímetro à Disposição do Prefeito ou Vereadores

O Diretor da MB autorizou o ex-Secretário dos Transportes João Luiz Ultramari, a oferecer ao prefeito, vereadores e imprensa 20 parquímetros para serem instalados em qualquer ponto da cidade ou parte em frente à Prefeitura e no estacionamento da Câmara de Vereadores, para demonstração. Poderá também haver a cobrança provisória dos usuários a favor da Prefeitura ou ACIA, sem ônus algum, inclusive mão-de-obra por conta da empresa, por prazo indeterminado. Podendo, assim, a população opinar e participar do melhor para a cidade. Ultramari entende que todas as empresas poderiam demonstrar os seus parquímetros na cidade que serveria, também, para outros prefeitos conhecerem os produtos na escolha do melhor, principalmente o custo-benefício.

Impugnação

“Ao

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Ref.:Processo de Licitação de Araraquara.

Vimos solicitar-lhe providências quanto ao Edital de Concorrência Pública nº 006/2001, relativo à concessão de serviços de operação e controle de estacionamento rotativo na cidade de Araraquara, e que se mostra absolutamente restritivo quanto a ampla participação dos aparelhos existentes no mercado.

Este pedido se deve ao fato de que o mesmo atua na modalidade de Melhor Oferta, e nosso equipamento está sendo preterido pela comissão. Ora, se o mesmo se trata de melhor oferta, a especificação técnica deveria ser analisada sob outra ótica.

Ainda assim, fizemos vários questionamentos à comissão e a mesma nos respondeu evasivamente e excluindo todas as nossas possibilidades de participar desta concorrência .

Inicialmente gostaríamos de tecer comentários quanto a data marcada para a visita técnica. Quer nos parecer que estabelecer a visita técnica antecedendo em dois dias a data de apresentação das propostas prejudica a boa elaboração das mesmas, de vez que entendemos esta visita técnica como a oportunidade que as empresas têm de dirimir, in loco e com as pessoas responsáveis da área, dúvidas porventura existentes com relação ao objeto da licitação.

Em uma licitação desta complexidade, a visita técnica, sem limitação de dia, ou mesmo limitação de duração ou extensão, para não citar a eventual necessidade de mais de uma visita é condição para a apresentação de uma proposta que atenda inclusive os interesses do município. Parece-nos inadequado que sobre este assunto tenha se estabelecido duas únicas datas para a visita técnica, e pior, antecedendo em dois dias a data de abertura das propostas. Para uma empresa como a nossa, sediada fora do município de Araraquara e mesmo do Estado de São Paulo, isso implica levar a proposta pronta, uma vez ser bastante difícil atender à visita técnica, retornar à sede da empresa, efetuar eventuais ajustes que esta tenha demandado, e retornar pouco mais depois para a abertura da licitação.

(A Impugnação é de 6 laudas e está a disposição dos vereadores e membros do orçamento participativo).

Amauri Montandon Capuzzo – Diretor”

Perguntar não ofender

Com tantas empresas pedindo para demonstrar seus produtos em Araraquara, para que outras também participem, por que a pressa nas licitações e por tanto tempo (10 anos)?

Reflexão

Prevaricar – Faltar ao dever, ou aos deveres de seu cargo ou profissão”.

Efemérides:

Fevereiro:

01 – Publicitário e Santo Inácio

02 – Agente Fiscal, Iemanjá e Nossa Sra. da Candelária

03 – São Brás

04 – Aniversário da cidade de Macapá

05 – Datiloscopista

06 – S. Paulo Miki

07 – Gráfico

08 – São Jerônimo Emiliano

09 – Apresentador de Circo e de Santa Apolônia

02 – Agente Fiscal: saudades dos antigos agentes fiscais de Araraquara que tinham a obrigação de fiscalizar as empresas diretamente. Tanto os municipais, quanto estaduais e federais. Eram conhecidos porque estavam sempre fiscalizando. Hoje, são quase que desconhecidos. Fiscalizam por denúncias ou rotina de apurações irregulares pela informática. A todos que se foram, aos aposentados e aos da ativa, o nosso respeito pela árdua missão de fiscalizar e punir infratores.

07 – Dia do Gráfico: é necessário fazer a história dessa profissão em Araraquara, lembrando todos os gráficos já falecidos, aposentados e que estão na ativa, quer os empregadores, quer os empregados que trabalharam nas Gráficas Brasil, Sgal, Pachiega, Cefaly, Ferrari, Globo, Benê, Bolsoni, Botelho, Edson, Esperança, Fersil, Sol, Tipocar, Veneza, Visual, Grafite e tantas outras. Aos gráficos, parabéns pelo seu dia.

(*) É advogado, ex-secretário dos Transporte e colaborador.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alergias respiratórias: o perigo, muitas vezes, dorme com você!

Dia Mundial da Saúde Mental: psicóloga explica como lidar com a culpa materna

Sete mitos e verdades sobre o câncer de mama

H.Olhos alerta sobre a importância de diagnosticar e tratar precocemente o estrabismo nas crianças

Ipem-SP realiza “Operação É o Bicho” e autua 25% dos produtos para uso de animais

CATEGORIAS