João Luiz Ultramari
01. PODER EXECUTIVO
MUNICIPAL
DRA. CLARA PECKMANN. Escolhida para dirigir uma das secretarias do atual governo pela sua capacidade, inclusive, recebendo na época, elogios pelos trabalhos realizados ao próximo, mesmo sem recursos necessários. Sempre atenta aos problemas de sua secretaria e sincera, mesmo quando não dependia de sua pessoa a solução de diversos problemas, como atendimento, falta de funcionários e medicamentos. Foi substituída e, hoje, a sua ex- secretaria é a que mais recebe recursos. Vamos aguardar sua manifestação a respeito dos atuais acontecimentos e voltaremos ao assunto, pois esta cidadã araraquarense, merece respeito de todos, principalmente por tudo que já fez, com trabalho humilde e honesto.
ÁRVORES. Continuam caindo, é preocupante a situação, pois, ninguém sabe em qual cabeça ou carro irá cair a próxima. No último sábado mais uma vez na Rua Maria Janasi Biagioni, entre Avenida D. Pedro e Avenida XV de Novembro, caiu por inteiro e ficou no meio da Rua (foram três nos últimos meses, uma em cima de carro). Afinal, qual o plano do atual governo municipal a respeito?
CUPINS. Estão acabando com as árvores da cidade, principalmente as frutíferas. Pelas raízes elas estão tombando por inteiro. Eles também estão invadindo as residências. O que está sendo feito para combater esse bichinho indesejável? Quem já teve problemas com os móveis, batentes, portas e forro, que o diga!
MEDO DE ASSALTO NO CEMITÉRIO
Em recente sepultamento no cemitério São Bento, fiquei impressionado com medo das pessoas que lá estavam. Algumas comentavam: “vamos aproveitar e visitar o túmulo de nosso ente querido enquanto tem gente do enterro, pois depois, salve-se quem puder”. Pois é, no túmulo da minha família, já levaram parte das peças para derreter e apurar uma “graninha”. Pelo jeito a maioria dos túmulos vai ficar sem identificação. Prefeito, Vereadores, o que está sendo feito? Sem falar nas pichações… a coisa está feia!
ESTADUAL
DIMAS RAMALHO – tem boca no trombone no final de seu mandato. Estão perguntando por que deixou aprovar o absurdo dos aumentos nas tabelas dos cartórios? Mesmo com a redução pelo governador, continua exagerada. Nosso representante esteve presente nessa sessão? Aguardamos um esclarecimento sobre sua postura. Ora, o dinheiro está difícil de ser ganho.
ÓRGÃOS PÚBLICOS – É lamentável o estado de conservação, falta de equipamentos e material humano nos órgãos públicos estaduais. Pouco tempo atrás estive na delegacia da Vila e com toda cordialidade do Dr. Mattioli tomei um cafezinho preparado pelo próprio. Agora, em outros locais temos até garçons servindo. Governador, uma atenção especial para os servidores estaduais, que vestem a camisa do Estado, mesmo com a miséria salarial que recebem.
FEDERAL
O Governo queria abolir a multa de 50% do fgts dos trabalhadores, mas voltou atrás. Queria que o teto da aposentadoria dos servidores fosse igual ao dos trabalhadores aposentados pelo INSS, também voltou atrás. Afinal, haverá mudança das distorções existentes entre os brasileiros? Qual a diferença entre os aposentados pelo INSS e os servidores (Juízes e Militares)? Segundo a Constituição Federal Brasileira, todos não são iguais perante a lei? Esperamos que as promessas sejam cumpridas e equiparem os direitos dos brasileiros, mesmo que alguns entendam que possuem direitos adquiridos (ou expectativa de direito com excesso de privilégios?)
02. PODER LEGISLATIVO
MUNICIPAL
EDUARDO LAUAND
Carinhosamente chamado por DUDU, já está com problemas no início de sua presidência. Uso indevido do carro da Câmara e contratação de estagiários em diversas áreas (direito e outras) para assessorar vereadores. Pergunta-se: Os vereadores estão bem assessorados nas diversas áreas que serão contratados os estagiários? Se não estão, o que irão aprender os estagiários, ou haverá desvio de função, que é condenado pela Justiça?
REDUÇÃO DE VEREADORES
Temos que brigar para a redução do número de vereadores em Araraquara, a exemplo de outras cidades. Engraçado, por que ninguém em Araraquara leva avante esse tema? Se não for por iniciativa do Executivo ou Legislativo, por que não pode ser pelo Judiciário?
03. PODER JUDICIÁRIO
CÍVEL E CRIMINAL
FÓRUM – Acompanhamos a luta e o interesse do diretor do fórum local Dr. Heitor F. do Amparo, quer na instalação de varas cíveis e criminais, como também pelo apoio na instalação da Justiça Federal, que desafogou parte das varas cíveis, em razão da competência federal. Pela ampliação das instalações do Fórum local, só temos que parabenizar o Dr. Heitor e equipe pelo trabalho que vem realizando.
ESTACIONAMENTO JURÍDICO – Para amenizar a falta de estacionamento no judiciário, está sendo instalado um próximo ao Fórum. O “Estacionamento Jurídico”, mas é particular, cobrando-se por hora.
FÓRUM FEDERAL
Estamos mostrando a realidade de muitos problemas brasileiros e a Justiça não é exceção. Exemplo: o acesso de deficientes físicos, idosos e pessoas doentes. Mostramos e também fizemos parte do abaixo-assinado ao Tribunal do Trabalho pedindo providências a respeito do prédio, escadas, falta de espaço e banheiros para ambos os sexos. Em contato com o proprietário do prédio onde está instalada a Justiça do Trabalho, tive o relato das providências tomadas a pedido do diretor do fórum local. Com relação à escada existente no local, o mesmo pediu um tempo, pois existia em sua empresa comercial um elevador para mercadorias e que serve para pessoas. Falta recurso no momento, mas, em breve deverá solucionar o problema. Parabéns à direção da Justiça do Trabalho em Araraquara e ao proprietário do prédio que, sabendo dos problemas da falta de recursos federais, se prontificou a amenizar os problemas reclamados, inclusive com redução do valor mensal do aluguel.
ELEVADOR
Ao relatarmos o problema de escadas em outros locais públicos, que na época da instalação tiveram exigências diversas, (elevador), lamentavelmente, houve uma reação diferente de um servidor, que temos certeza, que não estava autorizado a falar o que disse à funcionária do Jornal, até por falta de elegância e ausência de conhecimento jurídico. A intenção é relatar os problemas de nossos órgãos públicos e que haja providência de quem de direito, principalmente condições de trabalho dos Juízes, funcionários, advogados e partes, pois sabemos que o problema é lá de cima. Os deficientes conseguiram legislação a respeito e não podem ser esquecidos. Não temos medo de narrar a realidade dos fatos e vamos continuar, doa a quem doer, pois nosso intuito é o melhor.
RESPEITO ÀS BANDEIRAS
Alguns órgãos hasteiam bandeiras da Cidade, do Estado e do Brasil e não retiram. Ficando ao relento, em péssimo estado de conservação. Esse problema local deve ser regularizado.
04. IMPRENSA
Alguns veículos precisam acordar e ir às ruas ver os reais problemas que a população enfrenta. Outros precisam deixar de transcrever “releases”. Queremos ver a prática. Outros não esquecerem que já se passaram 24 meses e continuam dando mais tempo, sempre querendo justificar o passado. Loteamentos distantes da cidade realmente geram grandes problemas ao Município. Mas, se não houvesse a construção muitos teriam suas casas próprias? Teríamos favelas, a exemplo de outras cidades…
Provérbio
“Palavras faladas podem ir longe, mas, as escritas deixam sempre a sua marca”.
(*) também Advogado.