Tribuna Livre

João Luiz Ultramari (*)

1. Fiscais do Povo – Vereadores

Quando cobro uma postura diante dos problemas da cidade, não desmereço os requerimentos feitos por alguns vereadores que realmente desempenham o seu papel, cobrando. Mas, não temos visto providências para os problemas apontados.

2. Fiscais do Povo – Requerimentos

A coluna está aberta para mostrar os requerimentos dos vereadores cobrando solução dos problemas da cidade. Os que não forem cobrados, como cidadão, encaminharei a quem de direito a partir do próximo ano. Como sempre “faziam antes”. Lembro-me do prefeito De Santi que, certa época de sua administração, recebia quase que uma intimação por dia do Judiciário.

3. Fiscais do Povo – Algumas Pendências

a) Pedido de prestação de contas do carnaval 2.001 (Manço);

b) Duas gratificações pagas a diretores (sem autor);

c) Quatro de funcionários que receberam 2 anos sem trabalhar (sem autor);

d) Pedido de audiência com o Prefeito que não atende a vereadora sobre assuntos do povo (Juliana)

e) Pedidos diversos a serem divulgados (Anuar)

f) Pedidos diversos a serem divulgados (Vera Botta)

Acontecimentos

Audiência com o Prefeito: A vereadora Juliana Damus não se conforma com certos acontecimentos. Compareceu à Prefeitura para solucionar um problema de desmembramento, para um cidadão que lhe procurou. Assunto da audiência que tem pedido ao Prefeito. Agora, ela está (…) porque o problema é objeto de projeto na Câmara Municipal: não foi encaminhado pelo executivo, mas sim, por outro vereador.

Mostrando Serviço: Temos acompanhado o esforço do vereador Anuar, no encaminhamento de diversos problemas, defesa de cidadãos e servidores públicos.

Presidência: O vereador Manço deve estar achando falta das articulações do mestre De Santi, Mazinho, Elias, Flávio e outros mais… Sai ou não sai a presidência? Será que além dele e do Dudu, não tem outro candidato que está denunciando que eles não têm projetos, mas somente alguns requerimentos de pesar, registro de matérias da imprensa e aniversários? Aliás, Manço, obrigado pela lembrança nesses dois últimos anos.

A Tribuna Livre está à disposição para esclarecimentos dos vereadores sobre os assuntos abordados.

4. Apartamentos – Respeito aos Demais Moradores

Está sendo comum a reclamação de moradores de prédios que não respeitam os vizinhos. Uma moradora não se conforma com sua vizinha (do andar de cima): após limpar seu apartamento diariamente, a outra bate o tapete na janela e o pó entra fortemente. Dona Maria, não deixe virar caso de polícia, respeite o próximo.

5. Apartamentos – A União Faz a Força

Já morei em apartamento e sei como é difícil lidar com as pessoas. Não comparecem às reuniões e assembléias. Depois “metem a boca” nos assuntos aprovados, sem falar de problemas de estacionamento, melhorias e manutenção do prédio.

6. Apartamentos – Proprietário/Inquilino

Este é um grande problema, pois tem conta que pertence ao proprietário e entra na conta do inquilino. Exemplo reformas/obras. Só não tem problema o prédio que é bem administrado e o Síndico acompanha a legislação. Caso contrário, somente a Justiça para resolver.

7. Mato + Mato + Bichos Peçonhentos

Reclamam que está havendo invasão na cidade, fora os que já habitavam. Tem gente que ao invés de “meter o pau”, como sempre fazia, quer ver se alguém esclarece o fenômeno.

8. Mato +_Mato + Novo Lar dos Bichinhos

É claro que uma cidade cheia de mato só pode agasalhar novos moradores que estão se transferindo da área rural. As propriedades rurais estão ficando mais limpas que a cidade (cortam e derrubam tudo). É lógico que os bichinhos não vão ficar nos canaviais de cana (queimada) e nos laranjais (veneno).

9. Mato+ Mato + Comércio da Sete de Setembro

Dizem que é para não cortar mesmo, pois senão as renas do Papai Noel não tem onde comer. O duro foi estacionar no final da semana para almoçar no Beira da Tuia. Ao sair do veículo e receber carrapicho em toda roupa. Prefeito, o pessoal do pedaço (uma rua e duas avenidas “Rua dos Viajantes”) pede providências. Pediu para você ir almoçar lá e constatar…

10. Pantanal – da Morada do Sol, hoje Cidadania

Ao visitar minha mãe e irmã todos os dias, passei a notar que nossa cidade está abrigando além dos bichos peçonhentos, muitas aves, fazendo lembrar as novelas do Pantanal.

11. Pantanal – Todos Tipos de Aves

Um dia apareceu um casal de pomba, procurando comida e abrigo. Depois de vários dias, já são mais de 10, o mesmo acontecendo na vizinhança do Bairro do Carmo. Outro dia, foi um bando de periquitos, sabiás, bentevís, rolinhas e outras mais.

12. Pantanal – Zoológico

Agora entendi porque acabam com nosso zoológico. Porque tanto trabalho e despesas? Deixe correr solta. Não tem cidade recebendo a visita de capivara, onças e tantas coisas mais do mato?

Riachos: Quem sofre mesmo são os moradores próximos a riachos. Presenciei limpeza de mato e entulhos existentes em alguns pontos da cidade e, realmente, muito risco às crianças e pessoas de idade. Principalmente em relação às cobras.

13. Instrução – Leão mordendo por todos os Lados

Enquanto alguns forjam recibos para abatimento de despesas dentárias/médicas e vão entrar bem, outros não podem abater as despesas totais com o ensino de seus filhos…

14. Interrupção no Trânsito

Moradores da Vila Xavier estão reclamando do fechamento constante da Rua, para realização de culto religioso em Igreja. Voltaremos ao assunto, pois, existem outros fechamentos de ruas, para armar barracas. É o direito de ir e vir dos cidadãos que está sendo desrespeitado.

14. Instrução – Vale a Pena Meus Filhos

Não é fácil pagar os estudos de nossos filhos, mas vale a pena saber que eles estão se dedicando, trabalhando com o pai e seguindo a profissão. Daniela, parabéns pela formatura pela 30ª Turma da Faculdade de Direito de Araraquara (Uniara). Fui da 1ª. Turma, portanto vou comemorar 30 anos de formado e você iniciando o primeiro ano. Andréia e Ricardo: parabéns por vocês estarem agora no 5º ano de Direito, mais um aninho e vocês chegam lá. Marina: parabéns por ter ido para o 3º colegial, mais um aninho e você também estará lá também.

Perguntar Não Ofende

Por que tem pessoas que se dizem certinhas, mas se esquecem do passado?

Reflexão

Alguns falam de determinados assuntos, esquecendo-se que servem para seus próprios patrões…

Leitores da Tribuna Livre

Airton Casusa e equipe: Rádio Uniara, Parabéns pela programação.

Regina e Augusto da Silva Filho: Ela filha da saudosa Balbina Lourenço Bergo que prestava serviço no Banespa, Ótica Lupo e outras empresas. Ele advogado militante na Comarca de Araraquara, ex-assessor jurídico da CTA (administração De Santi). Obrigado!

Efemérides:

Dezembro

14 Ministério Público Federal, Engenheiro de Pesca e São João da Cruz

15 Jornaleiro, do Jardineiro e do Esperanto

16 Reservista e Teatro Amador

17 São Lázaro

18 Santa Sônia

19 Santa Fausta e do Atleta Profissional

20 Mecânico e da Bondade

21 Artista, Atleta Profissional, São Tomé e Início do Verão (16h19min)

(*) também ex-Secretário dos Transportes e Advogado.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avançam as obras no Estádio do Botânico

Mais de 18 mil pessoas atendidas no CMS do Jardim América serão beneficiadas com obras em andamento

Podcast marca Setembro Amarelo na TV Câmara

Home care e a insegurança jurídica entre planos de saúde e pacientes

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

CATEGORIAS