João Luiz Ultramari (*)
1. Área Azul – Termina a inconstitucionalidade
Foram vinte e três meses (praticamente a metade do mandato) da administração do Prefeito Edinho Silva, para terminar a famosa inconstitucionalidade da área azul pela ACIA, por ele mesmo alegada quando integrava a Câmara Municipal.
2. Área Azul – Prestação de Contas
Até o encerramento do ano, a Associação Comercial e Industrial de Araraquara deverá apresentar contas ao Prefeito, pois, será necessária a rescisão dos contratos de todos os funcionários. Mesmo que sejam contratados pela empresa que administrará o estacionamento com os parquímetros…
3. Área Azul – Jantar de Despedida
Recebi e agradeço o convite da presidência da Associação Comercial e Industrial de Araraquara. Em razão de compromissos anteriormente assumidos, não pude estar presente na última quinta-feira, no Buffet Maria Augusta. Será que a despedida não foi interpretada como inconstitucional também?
4. Parquímetros – Chiadeira
Quem usufruía dos 20 minutos de tolerância para colocar o cartão da área azul, já está chiando. Com o novo sistema, terão que pagar até os minutos, que usam nos tradicionais cafezinhos, bate-papo, piadinhas, pegadinhas e fofocas em geral na área central.
5. Parquímetros – Multas
Se funcionar, na forma anunciada, que os eventuais infratores se cuidem. O estacionamento dentro da limitação determinada vai pesar no bolso. Esperamos, também, que a empresa esteja preparada para o vandalismo.
6. Parquímetros – Período Contratado
O prazo foi muito longo (dez anos). Todos esperam que o sistema dê certo na cidade. Caso contrário, para rescindir o contrato vai onerar em muito os cofres municipais. Agora, o próximo prefeito terá que engolir a implantação: o vencimento passará o seu mandato e do outro. Os atuais prefeito e vereadores realizaram ato que passará o respectivo mandato em 8 anos?.
7. Matos + Matos
O Secretário de Obras do Município (Dr. Valter) afirmou, esta semana, que as denúncias feitas pela imprensa a respeito do Mato na cidade serão solucionadas com a contratação de turmas a partir de dezembro, pois é “um problema anual em razão das chuvas”.
8. Buracos + Buracos
O Secretário não falou dos buracos e quando serão contratadas as turmas. Quem anda pela cidade que se cuide: os buracos estão aumentando cada vez mais, sem falar da profundidade. Aliás, remendaram a lombada defronte ao DAAE, mas, existem outras na mesma situação, não é Gumercindo?
9. Àrvores + Àrvores
E as turmas de poda de árvores? Quando a cidade terá todas as árvores podadas dentro das normas legais e em prazos compatíveis, pois, caso contrário antes de concluir, já terão que recomeçar. Quantas árvores secas na cidade!
10. Mata Mato
Lamentável a falta de fiscalização em terrenos e calçadas. Começa a aplicação do mata mato. Esta semana tinha um infrator, com mais de 5 galões de veneno. Ele espera o setor da Prefeitura encerrar o expediente (17h), pois, depois, não adianta reclamar. Voltaremos ao assunto.
11. Transporte de Trabalhadores Rurais
Lamentável o acidente ocorrido com os trabalhadores na Via Deputado Victor Maida, onde vitimou 17 pessoas. Depois que acontece querem a cabeça dos culpados. Os órgãos públicos Estaduais e Federais não têm estrutura para fiscalizar e periciar os veículos de transporte, mas, sabem que os ônibus são inadequados. Com o Lula (presidente da classe trabalhadora), vamos ver as medidas na prática.
12. INSS – Cobra Mas Não Explica
Com a medida provisória 75 de 24/10/2002 em vigor, dando prazo até 29/11/2002 para os devedores pagarem suas dívidas, em atraso, com desconto da multa em 50%. Tem muita gente metendo a boca no trombone. Estão recebendo comunicados de dívidas com o INSS, para pagamento até o dia 29, sem citar a origem do débito. Muitos nem sabem: pode existir dívidas de processos trabalhistas (acordo ou condenação).
Perguntar Não Ofende
Onde está o plantão de fiscalização da Prefeitura para quem denunciar após o encerramento do expediente?
Reflexão
Se não aconteceu na primeira, paciência! Vamos esperar a segunda. Caso contrário, só a divina mesmo! Essa será implacável…
Efemérides
Novembro
30 – Síndico, Reforma Agrária, Estatuto da Terra e Teólogo
Dezembro
01 – Dia Mundial de Prevenção Contra a Aids, Imigrante, Casal e Numismata.
02 – Dia Pan-Americano da Saúde, Astronomia, Relações Públicas, Nacional do Samba e de Santa Bárbara.
03 – Dia Internacional do Deficiente Físico.
04 – Dia do Orientador Educacional, Trabalhador em Minas de Carvão, Mundial da Propaganda, Publicitário e Podólogo.
05 – Dia da Cruz Vermelha Brasileira e Internacional do Voluntário.
07 – Dia da Fundação da Associação Comercial de São Paulo (1894) e Pau-Brasil.
(*) Também ex-Secretário dos Transportes e Advogado.