João Luiz Ultramari (*)
I – Prefeituras com Problemas Financeiros
Muitos prefeitos escondem a real situação de seus municípios, mas a realidade é que já tem gente chiando. Há fornecedores sem receber há mais de 60 dias e já estão com problemas para saldar seus compromissos, principalmente trabalhistas e o 13º salário.
II – Cidadão Araraquarense
Um exemplo de cidadão e amigo de todos é o Sebastião dos Correios de Araraquara. Está conosco, há mais de 28 anos, prestando serviços com aquela atenção e simpatia.
III – Uma Forma de Declarar Amor
Quem desce a Rua Genésio Schiavinato, sentido Santa Julia/Yolanda, nota uma simples faixa de declaração de amor, amarrada em dois altos bambus, enterrados em terreno de esquina, com os seguintes dizeres: “Selma, uma alegria compartilhada, transforma-se em dupla alegria. Eu a amo muito. 24/10/87 – Sidnei”.
IV – Governo Municipal
O Secretário da Fazenda deixou claro em reunião realizada na última segunda feira, na Câmara Municipal: os problemas que estão enfrentando muitos Municípios, inclusive os administrados pelo PT. Exemplificou o problema enfrentado pelo ex-prefeito De Santi, que não pode investir em seu mandato (sic) em razão de dívidas deixadas pela administração anterior (12 milhões).
V – Governo do Estado
Ganhou o governo que implantou os pedágios. Será que ele lembrará de Araraquara? Maluf iria liberar a cobrança depois das 24h. Genuíno: acabar com as cobranças absurdas. Mas, ganhou o Alckmin que tudo indica, fechará praças de pedágio que estão no prejuízo para as concessionárias. E aí empresários de transporte, qual o próximo passo?
VI – Governo Federal
A imprensa tem dado tanto destaque para o presidente eleito que parece já ter tomado posse. Temos que dar tempo ao tempo. O combate à fome, gente honesta passando fome e os presos ainda reclamam da comida quentinha que recebem…
VII – Trinta Anos
No próximo ano, a primeira turma dos alunos de Direito formados pela Uniara – Faculdade de Direito de Araraquara, completa 30 anos e será motivo de diversas homenagens. Dentre os formados, que foram 89, ficou a saudade dos 11 colegas que já se foram: Álvaro Heleno Maglio, Izidoro Bitio Neto, José Maria Esmenard Arruda, José Manini Sobrinho, Maria Gurgel Stucchi, Orávio de Oliveira Filho, Orestes Fattori, Paulo Arruda Correa Silva, Pedro Ribeiro Rodella, Renan Henrique Dall Acqua e Sergio Margionti.
VII – Profundo Conhecedor da Matéria
De grande valia estão sendo para advogados, recém formados em direito e funcionários do judiciário trabalhista, as aulas administradas pelo Dr. Jorge Antonio dos Santos Cota, Juiz Titular da Segunda Vara do Trabalho de Araraquara. Profundo conhecedor da C.L.T., Código Civil, Código de Processo Civil e outras legislações.
VIII – Penhora de Contas Bancárias
Uma das questões em evidência no meio jurídico é o convênio entre o Tribunal Superior do Trabalho e o Banco Central para penhora de contas bancárias das pessoas jurídicas e físicas, em relação às dívidas trabalhistas. Senhores devedores de direitos trabalhistas, um alerta: “salário e aposentadoria” não são penhoráveis enquanto não estiverem em conta corrente bancária. Depois, para provar o contrário, vai dar trabalho.
IX – Cursos de Atualizações Profissionais
Estão de parabéns os responsáveis pelos cursos de atualização profissional das mais diversas áreas, a exemplo da jurídica, quer pela Uniara, Diretório Acadêmico, OAB e outros, trazendo para Araraquara, grandes nomes do cenário Nacional.
X – Araraquarense Polito
Foi com grande satisfação que assistimos a palestra do Professor Reinaldo Polito “Como falar corretamente e sem inibições” no Espaço Cultural Paratodos. Parabéns Reinaldo, há alguns bons anos, colega de Tiro de Guerra – 002 de Araraquara. Hoje, temos a honra de um araraquarense destacando-se no cenário nacional, como Mestre na Comunicação e com diversos livros publicados.
Leitores da Tribuna: Nosso amigo Nivaldo Chade, proprietário do Restaurante “O Calderão”, um dos mais procurados na cidade pelo excelente almoço servido, com mudança diária de cardápio e, principalmente, às sextas-feiras com a tradicional comida árabe.
Efemérides:
Novembro
02 – Dia de Finados
03 – Dia da Instituição do Direito de Voto para a Mulher, Barbeiro e Cabeleireiro
04 – Dia do Inventor e do Orientador Educacional
05 – Dia da Ciência, Cultura, Cinema Brasileiro, Radioamador e do Técnico em Eletrônica
07 – Dia da Ação Católica, Nacional dos Tribunais de Conta e de Santo Augusto
08 – Dia do Aposentado e Mundial do Urbanismo
Perguntar não ofende
Por que tanta inveja, querendo até interferir em amizades?
Reflexão
Criticar é uma coisa, Governar é outra.
(*) Também ex-Secretário dos Transportes de Araraquara e Advogado