Tribuna Livre

João Luiz Ultramari (*)

Carta do Leitor

Sindicatos/Trabalhadores

Na edição anterior relembramos o nome de alguns lideres sindicais das categorias de Araraquara que lutavam (e alguns ainda lutam) pelos direitos dos trabalhadores e cumprimento das leis. Voltaremos ao assunto. Mas, esta semana, fiquei decepcionado com uma atitude da administração municipal que divulgou pela impressa o problema trabalhista de uma servidora estatutária e com mais de dez anos de serviço. Deveria estar em sigilo, pois, primeiro deve ser apurado através de inquérito e com decisão judicial. O mais impressionante é a atitude da administração em levar ao público o problema, em total contrariedade à lei.

Justa Causa – Função Pública

É lamentável que a atual administração (que é do Partido dos Trabalhadores), aplique medida totalmente contrária às normas legais a uma servidora estável e que depende de apuração e decisão judicial. Senhores membros de entidades de classe ligadas ao partido dos trabalhadores: está correta a atitude tomada pela administração municipal? Pode um trabalhador ser trucidado na imprensa e a administração municipal divulgar fatos que dependem de apuração? De quem é a competência para instruir um processo e dar a sentença? A trabalhadora não tem o seu direito de ficar calada e aguardar as medidas judiciais?

Pasmem Senhores

Até quando vão ocorrer esses absurdos com os trabalhadores? Vamos aguardar o pronunciamento do Sindicato dos Servidores, das entidades ligadas às mulheres e autoridades que têm competência a respeito, pois, esse absurdo de divulgar fatos que ainda não foram julgados precisa acabar!

Ciretran I – Delegados

Um importante órgão público a serviço da população: exames de habilitação, licenciamento, transferência, vistorias, apreensões de veículo e tantos outros problemas para o delegado de trânsito. Araraquara tem o privilégio de ter bons delegados de trânsito, a exemplo do saudoso Dr. Carlos Alberto Vita e o atual Dr. Edvaldo Ravena.

Ciretran II – Problemas

Na administração anterior, em comum acordo, a Secretaria Municipal dos Transportes e a Ciretran (através do Dr. Ravena) terceirizaram o Posto Zero (apreensão de veículos de responsabilidade do Estado), que estava causando grandes aborrecimentos ao Município: local cedido, furtos, manutenção, sem falar dos problemas causados aos moradores de um conjunto residencial ao lado (mato e outros bichos). Também tinha a interferência de políticos para liberação de veículos…

Ciretran III – Informatização

Foi informatizada a Ciretram, com a sobra de verbas de leilões de veículos que revertia para o Município. Também foi solucionado o problema dos locais de exames de habilitação e de vistorias (Avenida XV de novembro), o que novamente é problema. Muito se promete, mas fica na estaca zero.

Ciretran IV – Local Ideal

Existia um projeto de doação de um terreno para a Associação dos Despachantes, que construiria um local para abrigar toda Ciretran, desde suas atuais e precárias acomodações, como a vistoria, lacração de veículos, exames de habilitação, posto bancário, posto zero (Estado) e do setor Municipal, posto zero, controle de multas e Jarí (Estadual/Municipal). Um dos lutadores, era o saudoso vereador Omar de Souza e Silva “Mazinho”, mas como falamos, tudo está na estaca zero, a exemplo da atual administração (quase 2 anos). Vamos ver até quando. Pergunto: onde vai o total arrecadado com o IPVA (50%) dos valores recebidos dos licenciamentos do Município? A Ciretran não merecia um tratamento especial para poder dar um bom atendimento a população, Prefeito? Não podemos esquecer que o Município, agora com a municipalização, terá que ter um Posto Zero Municipal para apreender bicicletas e veículos de sua competência e que ainda está no planejamento.

Pintura de Trânsito Sumindo

Senhores José, Carlos e Alberto do Bairro Santa Angelina. Realmente, a pintura feita pela administração anterior, em todos os bairros do Município, “cruzamento por cruzamento”, está desaparecendo. Não está havendo compra de tintas, dispensaram pintores e onde está a fábrica de placas da ex-Secretaria dos Transportes? Não é somente no Santa Angelina, mas na cidade inteira que estão deixando desaparecer a sinalização de trânsito. Também parou a seqüência de sinalização de nome de ruas, bairros e tantas coisas mais. Prefeito, o que está acontecendo? Será que todo setor de trânsito será terceirizado?

Ponte Santa Júlia/Yolanda

A novela continua. Os moradores arrancaram novamente os incríveis obstáculos instalados pela Coordenadoria de Trânsito. É um tal de põe e tira que não acaba mais, até que o novo trajeto fique pronto. Prefeito, o que está indo de terra no local é impressionante. Depois de pronta, quero ver a extensão da grade que deverá ser colocada no local, para não colocar as pessoas em risco e, principalmente, as crianças. Sem falar na sinalização semafórica que deverá ser colocada pois, segundo consta, a Ferrobam não é a responsável e sim o Município.

Término da Obra

Uma obra que, segundo consta seria rápida, está sem previsão de término. Até quando Prefeito? Tomara que a outra ponte agüente até lá…

Efemérides:

Setembro

21 – Dia da Árvore, Fazendeiro, Rádio, Radialista, Nacional da Radiodifusão e Contador

22 – Dia da Juventude no Brasil, Defesa da Fauna e Técnico Agropecuário

23 – Início da Primavera

24 – Dia do Soldador

25 – Dia do Trânsito e Radiodifusão

26 – Dia Internacional de Relações Públicas

27 – Dia de Cosme e Damião, Ancião, Encanador, Mundial do Turismo, Bíblia (último domingo do mês, comemoração católica), Internacional do Idoso, MPB e Cantor

Perguntar não ofende

Quem tem obrigação de dar o exemplo no cumprimento das leis trabalhistas?

Reflexão

Ponha-se no lugar de um trabalhador que tem o seu contrato de trabalho debatido pela imprensa e não pela Justiça…

Leitores da Tribuna: Wagner José Belini e Dirceu de Carvalho.

(*) Também ex-Secretário dos Transportes de Araraquara e Advogado.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Termina nesta quarta (19) as inscrições para o “Seminário de Enfrentamento ao Racismo Religioso e LGBTfobia nos Espaços de Matriz Africana” 

Comad realiza II Semana Municipal de Políticas sobre Drogas nos dias 24, 26 e 27 de junho

Araraquarense se voluntaria em Canoas, RS

Dia do Orgulho Autista: Grupo promove pesquisas e informação sobre Autismo

Câmara aprova regras para funcionamento de painéis luminosos de propaganda

CATEGORIAS