Tribuna Livre

João Luiz Ultramari (*)

Carta ao Leitor

Gastos do Município

Seria interessante a administração municipal esclarecer à população os gastos mensais e previsões. Aliás, será que os senhores representantes do povo têm conhecimento?

Órgãos Públicos

Municipais, Estaduais e Federais. Quanto gasta a Prefeitura com aluguéis, água, luz, telefone, impostos, manutenção e mão de obra? Como exemplo: Polícia Civil, Ciretran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal. Justiça Comum e Justiça Federal. Entidades diversas do Município, Codecon e Facira. Plano de saúde dos funcionários da Câmara, adicionais diversos, complementação dos salários dos servidores aposentados e pensionistas. Qual é o gasto com luz, telefone, combustível, alimentação, viagens e tantas outros mais.

Outros Recursos

Quanto gasta a C.T.A (emprestando funcionários), Área Azul, com a polícia militar? E o DAAE? Quanto gastam em campanhas, publicidade ou patrocínios?

Transferência de Responsabilidade

Será que está correto deixar, aos poucos, transferir as responsabilidades do Estado e União para o Município?

Não que os servidores não mereçam. Ao contrário, o Estado deve pagar um salário justo e extras quando necessário, mas, o Município, com tantos problemas…

Greves

Tem tantos experientes nessa matéria, por que os Municípios não fazem greve contra o Estado e União para que cumpram suas obrigações: pagamento de salários justos ou extras dos policiais militares?

Comparação Salarial

Não está na hora de ser feito um quadro comparativo de quais são os vencimentos e vantagens dos servidores municipais (Prefeitura, Câmara, DAAE…). Dos servidores Estaduais, Federais e da assembléia legislativa? Isonomia, sim. Mas, dentro da realidade, certo?

Políticos

Afinal, quanto ganham os políticos, quantos funcionários têm à disposição, quantos veículos, telefones, ajuda de custo?

Situação Jurídica Complicada

Uma senhora, que não tem condições de pagar um advogado, narrou a sua lamentável história. Quando necessitou pedir (judicialmente) alimentos para seu filho, procurou a assistência gratuita do Estado, tendo sido nomeado um advogado e outro foi nomeado para o pai da criança, fixando-se a pensão mensal. Com atrasos e diferenças a receber de seis meses de alimentos, precisou novamente procurar o Estado para executar o direito de seu filho, mas não foi indicado o mesmo advogado, outro foi nomeado e outro para o pai, cuja ação está em andamento até hoje (execução). Decorridos mais seis meses, novamente foi obrigada a procurar o Estado para executar mais seis meses de diferença de pensão, tendo sido nomeado outro advogado e outro para o pai, cujo processo está em andamento até hoje (execução). Agora o pai da criança procurou o Estado que nomeou outro advogado, para pedir revisão da pensão. Essa senhora, que tem três advogados diferentes nomeados pelo Estado e o pai de seu filho (quatro advogados diferentes), não quer o quarto advogado, pois acha, que o estado vai pagar mais para os advogados, do que a diferença de pensão que está pedindo para seu filho.

Nossa postura

Minha senhora, a causa de seu filho será vista com carinho e temos certeza que um único advogado cuidará de todos os seus processos e os de pensões deverão ser reunidos em um apenas, pois assim as partes não terão seis defensores diferentes do Estado e haverá economia processual. Agora, o custo que o Estado terá com os defensores nomeados, comparando com os valores da pensão que está sendo executado, alguém deverá dar explicações. Lamentável e que sirva de exemplo para muitos outros casos que devem estar acontecendo. Isso é inconcebível, não e não?

Sinalização

Tem gente que está atrapalhada, não sabe se olha para as propagandas políticas ou para a sinalização de trânsito. As propagandas eleitorais não estão respeitando a sinalização de trânsito. No caso de acidentes, quem será responsável? Com a palavra os fiscais das leis.

Leitores da Tribuna: Dr. Waldemar Antonieto

Perguntar Não Ofende

Por que complicam tudo em nosso Brasil?

Reflexão: Pode estar certo, quem procura, acha!

Efemérides:

Setembro:

07 Independência do Brasil e Dia da Pátria

08 Nacional da Alfabetização

09 Administrador de Empresas e Veterinário

10 Imprensa

11 S. Pronto e S. Jacinto

12 Nacional da Recreação, Seresta e São Guido

13 Agrônomo e São João Crisóstomo

(*) Também Advogado, ex-Secretário dos Transportes e Colaborador

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Azul inicia operações de Araraquara para o principal hub da companhia em São Paulo

Araraquara sedia 3ª Etapa do Troféu Destaque de Ginástica Artística – Polo Oeste

Desabastecimento na região do Salto Grande (14/10)

Parque infantil recebe Campanha de Adoção de Animais neste sábado (19)

Cérebro responde a exercício físico até 2 semanas depois, revela estudo

CATEGORIAS