João Luiz Ultramari (*)
Carta do Leitor
Obstrução no Trânsito I
Sabemos da necessidade de muito, em recolher papelão, madeiras, plásticos e tantas outras coisas da sobra ou do lixo do comércio central, para amenizar um pouco as vidas sofridas. Mas, é lamentável ver crianças e pessoas idosas empurrando carrocinhas pesadas pelas ruas centrais (interrompendo a circulação dos veículos), quer no horário comercial (pico), quer no horário noturno.
Obstrução no Trânsito II
Não adianta mais alertar nossos governantes e fiscais do povo que a área central da cidade vai ficar entupida. Um shopping central terá um grande estacionamento, mas trará maior circulação de veículos. Na Bento de Abreu com Rua Gonçalves Dias será inaugurado outro estabelecimento comercial no estilo do MacDonald’s.
Obstrução no Trânsito III
Foi reaberto um posto de gasolina no centro, sem falar de outros próximos. Se providências urgentes não forem tomadas teremos mais caos na área central. Filas estão se formando e até confundindo motoristas que não vão abastecer. Esperamos que esteja tudo dentro da programação.
Obstrução no Trânsito IV
Nem precisa falar no número de ônibus municipais, intermunicipais, particulares e peruas escolares que circulam pelo centro. Será que também está sendo estudada uma solução para o problema dos ônibus, em uma cidade que tem um terminal de integração e terminal rodoviário? Por que os intermunicipais ainda continuam circulando na região central?
Ou estão esperando alguns acidentes graves para resolver os problemas?
Obstrução no Trânsito V
Está sendo comum a venda de frutas, verduras, legumes em carriolas nas calçadas e principalmente no centro. Já não chegam as bicicletas nas calçadas, agora carriolas para atrapalhar os pedestres e pessoas idosas? São Carlos proibiu a presença de feirantes de outras cidades que não estejam estabelecidos na cidade, com alvará!
Promoção Social
Qual a solução que está sendo planejada pela Secretaria da Promoção Social a respeito das pessoas recolhendo papelão, madeira e tantas coisas mais? Será que o valor que ganham compensa para o Município os transtornos que são causados no trânsito, carros riscados e tantos aborrecimentos mais?
Conselho Tutelar
Podem menores de idade trabalhar em plena área central, carregando pesos, correndo risco de vida no trânsito? Trabalham por que? Para quem?
Não deveriam estar na escola? Onde estão os seus responsáveis? Será que estão trabalhando também? E a questão da cidadania?
Coordenadoria de Trânsito
Está regulamentada ou autorizada a circulação de carrocinhas, carriolas, bicicletas na área central? A quem cabe o poder de polícia? A guarda municipal está multando, a exemplo da área azul. Aguardamos retorno de direito.
Planejamento
Será que estão estudando uma solução para evitar o caos na área central? Bancos, hospitais, comércio em geral, consultórios, escritórios, escolas, universidades, supermercados, bares, restaurantes, farmácias, hotéis (sem falar na Prefeitura), Câmara Municipal, correios, escritório do DAAE, Telesp, Mercado, Terminal de Integração outros ramos.
Ônibus Diversos
Não deixaram diminuir as linhas de ônibus da Rua São Bento e Nove de Julho. Nem o retorno da linha da Paraty na Rua Carvalho Filho e Gonçalves Dias (favoreceria a própria CTA). A Paraty passou a ter muito mais linhas por atender aos usuários centrais.
Ônibus Escolares
À noite chegam ônibus de outras cidades (estudantes) e nem precisa falar qual a atual regulamentação para transitar e estacionar. Falando nisso Dr. Valter Laxixa, quando vão ser instaladas as baias na Via Expressa (terrenos do Município)? Os ônibus estão parando em vias com estacionamento e parada proibida. Em caso de acidente, de quem será a responsabilidade?
Meio Ambiente
Enquanto alguns propagam a preservação do meio ambiente, outros não explicam as multas recebidas pela Polícia Florestal e processo-crime em andamento a respeito de irregularidades apuradas no Rio Mogi-Guaçú.
Religiões
Ultimamente não está fácil assistir televisão. É só programa religioso. É um tal de pedir daqui, pedir dali. O mais duro é ver que o povão dá mesmo. Claro, existem exceções. Se fizer um levantamento de quantas religiões existem, perderemos a conta.
Câmara Municipal
O Município já depositou a importância de R$ 127.836,41 para quatro funcionários da Câmara Municipal, referente à gratificação que receberam (cinco anos)? Para quem não sabe, um cargo de confiança tem duas gratificações, uma pelo cargo e outra por serviços extras. É claro, só em nossa Câmara Municipal que também pagou quatro funcionários que ficaram dois anos em casa “sem trabalhar”. Sem falar que todos funcionários tinham Unimed integral, inclusive para familiares. Agora, perguntem para os funcionários da Prefeitura se eles têm essas regalias.
Efemérides:
Agosto:
10 – Enfermeira e São Lourenço.
11 – Consciência Nacional, Nacional do Estudante, Televisão, Hoteleiro, Magistrado, Advogado, Direito, Magistrado, Garçom e Santa Clara de Assis (Padroeira da Televisão).
12 – Nacional das Artes e dos Pais.
13 – Economista, Encarcerado e Pensamento.
14 – Combate à Poluição, Protesto e Unidade Humana.
15 – Solteiro, Informática, Assunção de Nossa Senhora e Jornaleiro.
16 – São Roque.
Leitores da Tribuna Livre:
Tadeu Alves e Valdizar Pinto do Carmo.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
Valderico Joe.
Reflexão: “não faça aos outros o que não gostaria que fizessem para você”.
(*) Também Advogado, ex-Secretário dos Transportes e Colaborador