Tribuna Livre

João Luiz Ultramari (*)

Jayr Gardim

Um dos primeiros advogados especializados na área trabalhista na Comarca de Araraquara e Região. Mestre em Direito do Trabalho (lecionou em nossa Faculdade de Direito) e advogou para diversas entidades sindicais de trabalhadores e, posteriormente, para empresários. Profissional leal e ético. Conheci o amigo Jayr quando ele tinha escritório de advocacia à Rua 9 de julho, juntamente com o então Dr. Augusto Balducci, outro mestre em direito. Mesmo trabalhando em contabilidade, aprendi muito com ambos em razão da defesa de clientes do Escritório São Paulo, onde chefiava o departamento pessoal. Quantos colegas da época não se lembram do Dr. Balducci, quando ao fumar um cigarro, conseguia ficar com toda cinza até o seu final? As passagens no meio jurídico contadas pelo Dr. Jayr, como aquela do colega adverso que chamou seu cliente antes da audiência para uma tentativa de acordo e trancou-o no seu escritório, impedindo de comparecer à audiência e …tantas mais. Já sentíamos muita saudade do Dr. Balducci e agora de você Dr. Jayr, que tempos atrás discutíamos homenagear o Dr. Balducci, colocando o seu nome da sala da OAB da Justiça do Trabalho. Agora Jayr, estou sugerindo à diretoria da Ordem, homenagear também você.

Nossos sentimentos à família.

Menor de Idade e o Trânsito

Lamentamos a omissão de nossas autoridades em relação aos menores de idade que dirigem suas bicicletas em plena área central, correndo grande risco de acidente e colocando os pedestres (principalmente pessoas idosas), em perigo. Recentemente, tivemos um acidente que ceifou a vida de um menor de idade.

Nossas Autoridades

Por que não existe determinação legal regulamentando o trânsito de bicicletas para os adultos e, principalmente, para os menores de idade? Exceção: código de trânsito mostra como aplicar.

Leis de Trânsito

Se para o motorista e motociclista é necessário habilitação para dirigir veículos, em razão de conhecimento de legislação e sinalizações de trânsito, por que não regulamentar habilitação para dirigir bicicletas no município?

Projeto em 1.997

Lamentamos a rejeição de nosso projeto pela Câmara Municipal que na época, houve estudos, consultas e redação final de diversas autoridades. Por que não desarquivar, discutir, adaptar e aprovar, senhores vereadores?

Debate

Entendo que deve haver um debate público com nossas autoridades (judiciária, policial e trânsito), a respeito da lei, proibições (principalmente do menor e responsabilidade dos pais ou empregadores), inclusive com exigência de emplacamento e um curso de habilitação.

Áreas Movimentadas

Entendo também que devem ser regulamentadas áreas para o trânsito de bicicleta, principalmente nas ruas e avenidas de grande movimento (9 de julho, São Bento, Via Expressa, Sete de Setembro e outras que deveriam ter proibições). Enquanto não houver ciclovias, prometidas (um sonho?), também para motos.

Amadores no Trânsito

Se realmente “existiram amadores no trânsito de Araraquara”, talvez tenha sido na administração anterior ao De Santi e na atual. Recebemos sem nada, fizemos muito e deixamos o setor estruturado para a atual administração. Só que decorridos 16 meses está vivendo com acidentes e mais acidentes “graves”. Isso não acontecia tanto na anterior que, mensalmente, divulgava as estatísticas de acidentes. Por que não apurar nos arquivos e mostrar a verdade à população? Aceito o desafio, por que ignorar a realidade? Esqueça o passado e critique o presente. Pare de chamar o seu “compadre” de amador, poeta!

No Geral

Com todos os nossos problemas de trânsito (principalmente em horário de pico, comum em todas as cidades), Araraquara ainda está na frente de muitas que estão num desastre total. Culpa exclusiva de nossos legisladores que transferiram a falência dos governos Federal e Estadual para o Município, sem qualquer ajuda técnica ou financeira, deixando o 'filé mignon’ para empresas terceirizadas de controle de multas e radares, muitas delas de interesse de pessoas ligadas ao setor.

Culpa do Prefeito

Com alta arrecadação de IPVA, os prefeitos não destinam verbas para o trânsito. Na administração anterior, tivemos contacto e demonstração de empresas ligadas ao trânsito, tanto com semáforos inteligentes e controlados pela Secretaria dos Transportes, radares, câmaras fotográficas e tantas coisas mais. É só ver as manchetes de jornais da época. Chegamos a implantar provisoriamente, mas, onde estava o dinheiro para aquisição? Cadê a arrecadação do ano passado e deste ano? Tirar dos infratores (sem radares), vai terminar a administração e nada. Realmente é um ótimo negócio a “fábrica de multas”, motivo pelo qual novas regras deverão ser obedecidas.

Padre Fernando

Parabéns pela sua mensagem pela semana dos amigos. Um beijão na filhota Fernandinha, em fase de recuperação e que já voltou ao seu cantinho.

Perguntar não Ofende

Quanto as prefeituras estão investindo no trânsito? Cadê a fábula recebida do IPVA?

Reflexão

Semana do Amigo: quem são nossos amigos? Os inimigos a gente conhece. Ainda bem que são poucos.

Efemérides:

Abril:

20. Diplomata e do Disco.

21. Cidade de Brasília (1.960), Latinidade, Tiradentes, Inconfidência Mineira, Metalúrgico, Polícia Civil, Militar e Terra.

22. Aviação de Caça, Comunidade Luso Brasileira, Força Aérea Brasileira e Descobrimento do Brasil

23. São Jorge e Mundial do Escoteiro.

24. Agente de Viagem e Internacional do Jovem Trabalhador.

25. Organização das Nações Unidas, Contabilista, Mundial das Vocações Sacerdotais e Internacional do Rádio-Amador.

26. Celebração da Primeira Missa no Brasil, Goleiro, Mundial das Nações e Engraxates.

(*) É advogado, ex-secretário dos Transportes.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

Padre Nelson celebra 33 anos de vida sacerdotal

Via Expressa: obras seguem com alargamento do córrego do Ouro e recuperação da tubulação do Servidão

Show neste domingo no Sesc Araraquara

Brinca’ki neste final de semana no Sesc Araraquara

CATEGORIAS