João Luiz Ultramari
AFE: abre piscinas e em seguida fecha, falta de cloro. Lamentável a inércia da Diretoria e do Conselho Deliberativo do Clube em relação a promessa do Prefeito Edinho Silva canalizando para a municipalização do patrimônio e pagamento das dívidas. Imagine se ele não tivesse sido reeleito?
Resumo da Agenda de Cobranças ao Executivo e Legislativo Araraquarenses: Sem Solução ou Esclarecimentos.
1) Companhia Troleibus Araraquara:
a) Situação jurídica da CTA – está próximo o prazo para retornar ao Município a administração da empresa. Esperamos que não seja terceirizada para particulares, como alguns estão querendo;
b) Denúncias de Irregularidades Apontadas pelo Atual Presidente em Relação a Diretorias Anteriores – conivência de quem?;
c) Dívida Atual da CTA;
d) Caixa “2” pode existir em uma S/A, tendo o município como maior acionista? (auditoria não esclarecida);
e) Parada de ônibus em local proibido na Via Expressa (baias não foram feitas, querem fazer agora para carros);
f) Terreno Adquirido e dado em comodato para o Clube Estrela – situação continua? Os senhores vereadores estão tomando alguma providência em razão das denúncias do próprio presidente da CTA?
2) Municipalização da AFE:
a) A novela continua! Os maiores culpados são os atuais diretores da AFE e do Conselho Deliberativo. Falaram amém ao Prefeito e aprovaram tudo o que ele pretendia. Acho que esqueceram de colocar na ata de aprovação, o ano em que o Prefeito vai municipalizar.
b) “Falta de cloro Interdita Piscinas da AFE”, título da matéria de um jornal diário da cidade;
c) Ferroviária permanece de mãos atadas, diz o Presidente de finanças Milton Cardoso no mesmo jornal. “Acho que devemos sentar e discutir qual o caminho a ser tomado, uma vez que a diretoria está sem saber se tudo isto aqui passará para o domínio do patrimônio público ou não”. (Diretoria da AFE está sem saber… isso é um absurdo!;
d) Encarregado do tratamento das quatro piscinas diz que a prefeitura deixa de fornecer o cloro para tratamento das piscinas. Se está fornecendo cloro e tantas coisas mais, já está municipalizada? Caso contrário é proibido por lei, pois é um clube particular e tem sócios patrimoniais e donos de cadeiras cativas, ou não?
3) Intervenção na Santa Casa:
a) Era por pouco tempo, mas não falaram o ano;
b) Parte foi terceirizada, estariam esperando o Hospital-Escola?;
c) Será que vai acontecer na Sana Casa o que ocorreu na Ferroviária? Como ficarão as dívidas e os funcionários?
4) Mercado Municipal:
a) Se o município não é mais o dono, por que Municipal?
b) Estaria o Município investindo em prédio particular?
c) Qual a situação da escritura e registro do imóvel?
5) Venda dos Hotéis e mudança da razão social e ramo de atividade do Hotel Morada do Sol S/A e Facira:
a) Competência: assembléia dos acionistas ou do Executivo/Legislativo?;
b) Câmara Municipal aprovou;
c) Decisões Judiciais, vamos aguardar;
d) Quem serão os acionistas dos pavilhões da Facira?;
e) Como fica a dívida com a Ferrovia?
6) Árvores em Araraquara:
a) Não param as reclamações de podas indiscriminadas;
b) Falta de reposição de árvores;
c) Os famosos cupins;
d) Quais as providências que estão sendo tomadas, pois dentro de casa já estão tomando conta.
Propaganda atrapalha semáforo: a Justiça Eleitoral proibiu propaganda política próxima à sinalização de trânsito. Veja o belo exemplo que a Prefeitura Municipal está dando na Rua Carlos Gomes, esquina da Avenida Espanha. O motorista presta atenção no semáforo ou na propaganda da Escola.
Prefeito e Coordenador de Trânsito: está correto esse exemplo autorizado pelo Município, para a empresa responsável pela sinalização de nomes de ruas em troca da propaganda?
7) Trânsito em Araraquara:
a) onde está a regulamentação das bicicletas;
b) estacionamento na Via Expressa;
c) sinalização de trânsito está se apagando nos bairros;
d) mesas e cadeiras nas calçadas de bares estão atrapalhando a visão dos motoristas nas esquinas e fluxo normal dos pedestres.
Se não bastassem os buracos nas ruas e avenidas (exemplo: Avenida 7 de setembro onde o pneu de um carro ficou entalado em buraco), veja agora a advertência que tem na calçada da Rua Padre Duarte com a Avenida Feijó. Trata-se de uma bandeira amarela alertando sobre o perigo aos pedestre. Precisa falar de outras calçadas de Araraquara?
8) Finanças do Município, qual o montante das dívidas:
a) com os fornecedores;
b) ações trabalhistas e funcionários da Jozélia;
c) ações de acidentes em geral;
d) ações de desapropriação, por exemplo a terra da Fazenda Fittipaldi.
9) Câmara Municipal:
a) Afinal, sai ou não sai o novo prédio? Quem vai ficar no prédio antigo, o Prefeito? Quem serão os responsáveis pelos pagamentos indevidos aos funcionários que ficaram em casa?
10) Polícia Militar tem que voltar a fiscalizar o trânsito:
a) quem está fiscalizando a documentação irregular dos carros em Araraquara?
b) Quantos estão sem pagar o licenciamento?
c) Quem fiscaliza carta de habilitação vencida?
Assuntos Diversos:
Judiciário: Senado aprova reforma, vamos ver quando vai sair pra valer.
Entulho e Lixo: Por que a competência passou para o Daae? Seria porque o engenheiro de obras da Prefeitura, desde o início do atual mandato, foi transferido para o Departamento? Tem lógica?
Reajustes para o IPTU, Água, Telefone, CTA, etc. E os salários dos trabalhadores e os benefícios dos aposentados e pensionistas, serão reajustados na mesma proporção?
Legalização de Fábrica em Área Ambiental: quando assisti pela TV a aprovação pela Câmara Municipal (em razão de promessa de vereador apresentar autorização de outros órgãos), assustei e não acreditei no que estava vendo. Lamentável!!! Pelo menos, o vereador pediu arquivamento do pedido? (depois eu conto o nome do vereador).
Aumento da Passagem de Ônibus: o pessoal da CTA está reajustando a passagem porque o Dr. Coca não quer dar o remédio que iria diminuí-la. Como ele não foi eleito, a promessa fica desfeita.
“Não me chamo Coca se a passagem não abaixar”.
Agora… vai aumentar.
Litigante de Má Fé: quem já viu o INSS ser enquadrado como litigante de Má Fé e ter de indenizar? Eu já. Voltaremos ao assunto. O Tribunal do Trabalho da 15ª Região não agüenta mais tantos recursos da autarquia sobre acordos homologados pelos Juízes Trabalhistas.
O leitor sabe quanto a previdência deixava de arrecadar antes da Justiça do Trabalho exigir o tributo nos processos? Mesmo assim a Previdência quer mais sobre valores que não foram pagos. Pode?