Território da Arte de Araraquara propõe “Ateliê Aberto” para artistas locais

0
287

Atividade deverá ser realizada nos equipamentos públicos do município,

inscrições seguem até a próxima quarta-feira (11 de maio)

Uma das novidades do Território da Arte de Araraquara 2023 – 20ª edição é o “Ateliê Aberto”, que irá selecionar dois artistas residentes em Araraquara para as atividades. As inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira (dia 11).

O Território das Artes, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, tem por objetivo valorizar a atuação dos artistas envolvidos dentro do circuito das Artes Visuais brasileiras e, nesta edição, não será destacado um tema que oriente a composição do evento.

De acordo com o edital, esta escolha é uma estratégia que tem por objetivo proteger a voz dos artistas, preservar a liberdade na condução de seus processos e na escolha de seus assuntos de interesse. “A ideia é que, assim, seja mais fácil entrar em contato com cada pesquisa, universo simbólico, ponto de apoio material e ressonância política, respeitando a vastidão de possibilidades que movimentam os diferentes meios de investigação criativa”, aponta o material.

Serão selecionados dois artistas para o “Ateliê Aberto”. Vale lembrar que o Território também irá selecionar 10 artistas para uma exposição coletiva na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

Marcus Braga, da equipe de curadoria do Território da Arte, conta que “a proposta do Ateliê Aberto é uma forma que imaginamos de dar espaço e visibilidade às práticas artísticas que se desenvolvem na cidade de Araraquara, por artistas que vivem na cidade, e que desenham suas estratégias de trabalho a partir do interior.”

Marcus aponta que o proponente deve levar em consideração na inscrição do projeto que “o Ateliê Aberto será seu espaço preocupado com o compartilhamento de seus modos de trabalho, um local que receberá visitantes para entrarem em contato com os regimes criativos de cada artista, suas poéticas e suas práticas. Pontuar bem as estratégias de compartilhamento de processo é algo que se espera dos artistas inscritos para os ateliês.”

O corpo curatorial do 20º Território da Arte de Araraquara é formado por Pedro Lorenzetti, na curadoria, Tarcísio Almeida, no conselho curatorial, e Marcus Braga, na direção de arte.

Inscrições – Podem participar da seleção: artistas maiores de 18 anos, representados por pessoa física ou jurídica, de forma individual ou coletiva (desde que representados por único proponente), que atendam às condições previstas no edital.

As inscrições devem ser efetuadas unicamente pelo formulário:

https://docs.google.com/forms/d/1qyZSQz6p_WQgSkr46v_rfk7Di1JFmSI_PFrTYQ8ZSOg/edit?chromeless=1 , até a próxima quarta-feira, 11 de maio. A documentação necessária, assim como outras informações sobre as inscrições, deve ser consultada no edital.

Para os critérios de seleção das obras, serão observados: consistência da pesquisa poética; coerência da pesquisa conceitual; originalidade; compatibilidade com as condições técnicas e espaciais disponíveis.

Cada artista ou coletivo selecionado para os ateliês abertos, será contemplado com um prêmio no valor total de R$ 3.900,000, enquanto para a exposição coletiva será contemplado com um prêmio de R$ 1.500,00.

Mais informações: territoriodaarteaqa@gmail.com . O edital está disponível no site da Prefeitura de Araraquara, na aba “Editais da Cultura”. O link direto é o: https://www.araraquara.sp.gov.br/editais-da-cultura/052023-edital-de-premiacao-para-o-20-territorio-da-arte-de-araraquara .

 

 

_________________________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.