Território da Arte de Araraquara: exposições e programação educativa se encerram nesta semana

0
434
Fotos: Paulo Mantoanelli

Obras premiadas, selecionadas e convidadas ainda podem ser conferidas gratuitamente nas exposições na Casa da Cultura e Palacete das Rosas

As exposições do 19º Território da Arte de Araraquara se encerram nesta semana, depois de um mês de programação. Os interessados têm até esta sexta-feira, 03 de junho, para prestigiar gratuitamente as obras premiadas, selecionadas e convidadas da mostra de artes visuais realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura, e com o apoio do Sesc Araraquara.

Pintura, desenho, escultura, assemblage, vídeo arte e colagem fazem parte da mostra em exposição no Palacete das Rosas e também na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa.

Com curadoria de Lauro Monteiro e uma equipe formada por Rita Michelutti, Denise Zakaib e Cezar Almeida, o 19º Território da Arte de Araraquara apresenta como tema “À Procura da Muyrakytã”, a fim de comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna e propondo um mergulho no universo gráfico e estético inspirado da obra Macunaíma, cujo berço é Araraquara.

Em 1926, a Chácara de Pio Lourenço, denominada hoje “Chácara Sapucaia” e integrada à FCL-UNESP/Araraquara, foi palco de um acontecimento que a faria entrar para a História da Literatura Brasileira: ali naquele local e data, Mário de Andrade escreveu a obra-prima do Modernismo Brasileiro, “Macunaíma”.

“Esta edição do 19° Território da Arte de Araraquara, pode trazer para os participantes de todo Brasil uma nova dinâmica de pensar e refletir a arte contemporânea atual. O Território da Arte de Araraquara vai para um patamar importante no cenário artístico, equivalente aos demais do país, que com as dificuldades comuns, fazem a arte ter seu lugar na nossa cultura”, comentou Lauro Monteiro.

Exposições – No Palacete estão as obras premiadas na mostra, além de sete obras modernistas do acervo da Pinacoteca Municipal Mário Ybarra de Almeida. Entre os premiados, estão: André Ianni Alvares, Daniel Morais Paschoalin e Nelson Luís Carvalho de Oliveira (categoria “Premiados”); Filipe de Moura, Lucas Pereira Elias e Milena Costa Morvillo (categoria “Perspectiva Futura”) e Otavio Zani Teixeira (prêmio “Menção Honrosa”).

Já as obras da Pinacoteca, apresentam trabalhos de: Alfredo Volpi, Antonio Bandeira, Francisco Amêndola, Judith Lauand, Astir Jorge, Yolanda Toledo e Lafayete Carvalho Toledo.

Ainda, na Casa da Cultura, poderão ser conferidas 30 obras selecionadas especialmente para o Território. Participam: Alan Pessoa Garcia, Alessandra Cunha, Anderson T. Ferreira Dias, Andre Hansen de Oliveira, Annia Rízia Lima dos Santos, Bruno Rodrigues Ceccato, Carlos José Dantas, Christian Garcia Baes, Danilo Yamamoto, Diego Carvalho De Paula, Eduardo Augusto Nunes da Costa, Fernanda Raphael Rodrigues, Francisco Jose Franco dos Santos, Gustavo Bissolli, Isabela De Vita Jaha, Jorge Luis Lopes Junior, Jorge Luis Morabito, José Ferreira Junior, Manoel Messias Silva de Souza, Marcelo Ribeiro dos Santos, Maria Alzira Ballestero, Maria Fernanda Alves Eva, Mayzon Tayrone Queiroz dos Santos, Merien Rodrigues Camera, Mirla Fernandes Ribeiro, Paulo Cesar Lenço, Tânia Ribeiro Soares, Virgílio Neves, e Wesley Lima Brito.

As visitas à Casa da Cultura e ao Palacete das Rosas podem ser realizadas no horário das 9 às 17 horas, sem necessidade de agendamento. Além das exposições, a programação também vem apresentando um programa educativo que implica: visita às exposições com monitores, ateliê “Banquete Antropofágico”, oficinas “Livro de Artista” e o Ateliê com os Guapos.

Vale destacar que, nesta sexta-feira (03), os alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira irão participar, no período da manhã e também à tarde, da visita monitorada às exposições na Casa da Cultura e Palacete das Rosas.

“Importante destacarmos o êxito desta edição, num período de retomada. Tivemos uma abertura inesquecível, oficinas, visitas monitoradas de modo exemplar, e para fechar com chave de ouro, a presença de todo o corpo discente da EMD Iracema Nogueira”, apontou o coordenador de Cultura, Carlos Henrique Fonseca.

Toda a programação do Território da Arte é gratuita.

SERVIÇO:

19° Território da Arte de Araraquara

Exposições na Casa da Cultura e Palacete das Rosas

Período: até 03 de junho

Horário: 9 às 17 horas

Endereços:

– Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa – Rua São Bento, 909 – Centro

– Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva – Rua São Bento, 794 – Centro

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.