Território da Arte apresenta nomes celebrados das Artes Visuais nesta quinta-feira (09)

0
171

Palestra será realizada na Biblioteca Municipal pela manhã

No dia 09 de maio (quinta-feira), a programação do Território da Arte de Araraquara realiza uma palestra com nomes de destaque nas Artes Visuais do país: Alemberg Quindins, Paulo Portella e Mayra Laudanna. A programação é gratuita.

A atividade tem início às 9 horas, na Biblioteca Municipal, com a mesa e palestra “Memórias, Cultura e Território” reunindo Alemberg Quindins, Paulo Portella e Mayra Laudanna.

Ainda, ao longo da programação do Território da Arte, serão realizadas oficinas e visitas mediadas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Vale lembrar que a abertura do o Território da Arte de Araraquara será realizada nesta quarta-feira, 08 de maio – data que é celebrado o Dia do Artista Plástico. O lançamento da mostra de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart será realizado no Teatro Municipal, às 19h30, com entrada gratuita a todos os interessados. O público poderá prestigiar as obras dos 83 artistas selecionados para a mostra no saguão do teatro.

Toda a programação do Território da Arte pode ser conferida no site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara e também no Instagram do evento (/territoriodaarte).

Conheça mais os convidados do encontro do dia 09 de maio:

Alemberg Quindins

Gestor cultural, contador de estória, pesquisador das tradições populares, historiador e músico autodidata, empreendedor social, poeta e artista plástico. Dr. Honoris Causa em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri – URCA (2018), Dr. Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade Federal do Ceará – UFC, (2019), Cavaleiro na Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura do Brasil (2004). Foi consultor da Unicef onde criou os programas de rádio de criança para criança em Angola e Moçambique e atuou como Consultor do Programa Rumos Itaú Cultural (2007). Foi professor do Curso de Pós-graduação em Gestão Cultural Contemporânea do Itaú Cultural e Instituto Singularidades (2017-2019). Atualmente é professor do Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Arqueologia; Investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio – CEAACP da Universidade de Coimbra – Portugal. Em 1992, restaurou a primeira casa grande da fazenda que deu origem ao Município de Nova Olinda-CE e criou a Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri. Idealizador dos projetos Museus Orgânicos e Morada de Conteúdo. Autor do livro Icasa do meu coração e Poemas HQ.

Mais informações: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/8300/

Paulo Portella

Graduado pela Escola de Comunicações e Artes da USP em 1975, com especialização em arte-educação em museus de arte pela ECA – USP.

Coordenou de 1997 a 2014, a Ação Educativa do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand: desenvolvendo programas educativos para o publico- visitante – agrupado e avulso – por ocasião de mostras temporárias apresentadas no museu, bem como junto a sua Coleção Permanente. Responsável pela criação e instalação do Ateliê do MASP e, entre outros, do Projeto Fazendo Arte no Hospital. Criação de diversas modalidades de Assessoria ao Professor como fonte para parcerias de trabalho do museu com a escola.

Implantou e Coordenou as atividades do Serviço Educativo da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 1975 e 1987: implantou de atividades de atendimento ao público visitante agrupado e avulso, bem como a criação dos cursos de arte para crianças, jovens e adultos.

Mayra Laudanna

Possui graduação em Licenciatura Plena em Desenho e Educação Artística pela Faculdade de Música e Educação Artística Marcelo Tupinambá (1979), graduação em Licenciatura Curta em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1977), graduação em Pedagogia, especialidade Administração Escolar e Orientação Educacional, pela Faculdade de Educação Piratininga (1981), mestrado e doutorado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1990) e (1997).

Docente aposentada do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, pintura, escultura, gravura; dedica-se aos estudos teóricos e históricos sobre gravura e escultura brasileiras e livro de artista.

SERVIÇO:

Território da Arte de Araraquara apresenta:

Palestra “Memórias, Cultura e Território”, com Alemberg Quindins, Paulo Portella e Mayra Laudanna

Data: quinta-feira (09 de maio)

Horário: 9 horas

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.