N/A

Temos gente de valor!

Humberto Gouvêa Figueiredo (*)

“O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos” (PITÁGORAS)

Assistimos quase cotidianamente na nossa sociedade notícias envolvendo em prática de irregularidades ou crimes, pessoas importantes, autoridades públicas, profissionais bem sucedidos. Isso tem nos causado um misto de indignação e conformismo, fazendo com que deixemos de enxergar tal fato como algo anormal, estranho ou inédito.

Rui Barbosa escreveu há muitas décadas que haveria de chegar o tempo em que o homem sentiria vergonha por ser honesto.

Humildemente penso que nosso ilustre jurista e escritor ainda não teve a sua previsão concretizada, muito embora seja fato que hoje a corrupção e a desonestidade sejam mostradas em maior intensidade. Mas, não acredito que isso seja diferente do que houve no passado. O diferencial é que a imprensa é mais ativa, mais perspicaz e consegue desvendar tudo que se passa nos locais mais escondidos.

Mas é preciso que tenhamos em mente que a sociedade é composta em sua grande maioria por pessoas dignas, honestas, probas, que se dedicam às suas causas com respeito às leis e aos seus semelhantes.

Inverter esta lógica é simplesmente decretar o fim da vida em comunidade.

O que ocorre todavia é que os meios de comunicação destacam tanto o mau exemplo que ele nos dá a falsa impressão que não é de todo ruim, na medida em que a pessoa que o praticou não recebeu a pena adequada. Já cheguei a ouvir gente elogiando o Juiz Lalau pela sua inteligência ao nos roubar 169 milhões…

Precisamos começar a praticar a valorização das pessoas de bem que temos em nosso meio.

Temos muitas!

Araraquara em especial é uma terra onde “brotam aos montes” pessoas dignas de serem seguidas por toda sua coletividade.

Vou fazer a minha parte homenageando uma personalidade que, bem antes que eu pensasse em trilhar pelos caminhos do serviço público, já era reconhecida pela sua dedicação e pelo seu profissionalismo.

Trata-se de Waldemar Antonietto, ilustre funcionário do Poder Judiciário, homem de uma vida pública transparente, de uma capacidade profissional incontestável e que ajudou e tem ajudado Araraquara a progredir no tempo e no espaço.

Aprendi a respeitar Waldemar Antonietto sem conhecê-lo ou tê-lo visto, porém acompanhando o seu trabalho impecável nos processos eleitorais na cidade de Araraquara. Não há quem não associe o termo “eleição” ao nome de Waldemar Antonietto.

Foram anos e anos de dedicação numa área tão importante para a cidade.

Não me recordo de um único questionamento em relação aos processos eleitorais na cidade e isso, certamente tem o crédito deste homem público que já poderia estar descansando sua merecida aposentaria, mas, permanece no serviço ativo entendendo sua relevância.

Atualmente, Waldemar Antonietto atua no Juizado Especial, promovendo uma luta diária pela justiça célere, econômica e informal que atenda às pessoas, em especial, os mais humildes, os mais necessitados por prestação jurisdicional rápida.

Exemplos de conduta como o deste homem devem ser divulgados e copiados pelo maior número de pessoas.

Ele certamente só ganhou na vida por ser o que é e por representar essa figura ímpar.

Finalmente, quero dizer que poderia falar sobre a vida de muitas outras pessoas daqui de nossa terra, mas falando em nome de Waldemar Antonietto, creio estar homenageando os ícones que temos para nos espelhar.

(*) Capitão da Polícia Militar, Coordenador do Projeto de Implantação da Guarda Municipal e Colaborador do J.A

e-mail: hgfigueiredo@horizon.com.br

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Grande Carnaval na Bento de Abreu “Tradição da Alegria” encerra a programação de Carnaval na terça-feira (04)

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Espetáculo de circo neste sábado no Sesc Araraquara

Oficina “Personagens minecraft de papelão” neste sábado no Sesc Araraquara

Carnaval neste sábado no Sesc Araraquara

CATEGORIAS