O diretor superintendente do SEBRAE (Mato Grosso) José Guilherme Barbosa Ribeiro, visitou quinta-feira(28) o SEBRAE-Araraquara, oportunidade em que foi recebido pelo gerente Juraci Brandão de Paula, vereador Elias Chediek Neto e Mário Perricelli. Na pauta o Projeto Ecoxaxim, colocado em pratica em Araraquara por Perricelli, na NAVE – Núcleo de Apoio a Vida e a Ecologia, que ocupa espaço do Jardim Uirapuru II.
A NAVE, com três anos de existência direcionada à pesquisa, desenvolve o projeto Ecoxaxim que visa substituir o xaxim, usado na fabricação de vasos, por resíduo (bagaço) da cana de açúcar.
Segundo Perricelli, existem no núcleo 15 trabalhadores direcionados à produção do Ecoxaxim. Cita dentre as vantagens que o Ecoxaxim, além de reter à água “como o xaxim” tem a mesma utilidade, praticidade e efeito e ainda, fornece alimento à planta.
Ribeiro aportou em Araraquara porque tem consciência de que o projeto é viável, ecologicamente correto, e preserva o xaxim. Enfatizou que o xaxim uma vez cortado, demora cerca de 50 anos para se recompor completamente, e mesmo as sementes ao derredor não prosperam após sua retirada, pois o meio ambiente foi danificado.
Para que o projeto produza resultados ainda mais benéficos, Ribeiro afirma ser necessária a união, pois o caminho é a cooperação, pois, todos aqueles que devem se envolver no projeto: municipalidade, SEBRAE e iniciativa privada têm limites técnicos e financeiros.
“Juntar-se, tendo como objetivo o ser humano, a melhoria da qualidade de vida”, sentencia.
Muito animado com o projeto e suas conseqüências, Elias Chediek Neto vem oferecendo apoio constante a Perricelli. “Esta é uma solução prática e altamente viável para buscar o número de desempregados”, entende o vereador, pois o projeto de Perricelli destaca a necessidade da fabricação do Ecoxaxim ser feita manualmente, aumentando vagas no mercado de trabalho.
O projeto Ecoxaxim está em fase de colocação no mercado, e a própria CBD- Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar), está verificando em cinco lojas a aceitação de mercado.