Daniel Muniz (*)
Um dos principais meios para livrar-se de um medo é conhecer suas causas. A admissão do problema pode ser a base para a superação. A grande maioria das fobias não é justificável em uma análise um pouco mais isenta. Nos estudos da projeciologia, o principal impedidor do desenvolvimento de experiências fora do corpo é o medo de não voltar e morrer. Apesar de os estudos indicarem uma série de mecanismos naturais que trazem a consciência de volta ao corpo quando surge qualquer condição adversa, poucos buscam saber quais são e se há alguém dentre as personalidades extrafísicas, que afirma ter desativado o corpo humano enquanto estava em uma experiência fora do corpo. Vale esclarecer que até o momento não há qualquer registro desse tipo.
Superação
Em seu livro Coragem Para Evoluir, o conscienciólogo Luciano Vicenzi, apresenta os principais conceitos envolvidos na superação do medo: revisar e modificar modos antigos de pensar e agir, deixar de lado ganhos secundários advindos da atitude covarde e dominar a emocionalidade. Vicenzi apresenta ainda cinco tipos de interações, ou redes que retêm a evolução da personalidade: 1) Ligações ou laços afetivos; 2) Egoísmo e a convivência grupal; 3) Pensenes – pensamentos, sentimentos e energias – e acoplamentos bioenergéticos; 4) Memórias de situações vividas no passado; 5) A moral vivenciada.
Medo
O medo é definido como um sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça. Palavras consideradas sinônimas: temor, receio, apreensão, pavor, susto, terror, espanto. Temas relacionados: pânico, timidez, vergonha, acanhamento, hesitação, pusilanimidade, covardia, poltronaria.
Fobia
A fobia é aprofundamento do medo, uma condição mórbida. A fobia caracteriza-se pelo horror instintivo a alguma coisa, uma aversão irreprimível. No caso da experiência fora do corpo existe a projeciofobia, cuja superação ocorre através do conhecimento sobre o acontecimento e da repetição dos experimentos, mais cedo ou mais tarde.
Antonímia
O antônimo mais citado para o medo é a coragem, porém, nem sempre a coragem é entendida como a aplicação sadia do destemor, ou a ausência de medo, de maneira lúcida e evolutiva. Na filosofia grega existem três conceitos relacionados ao tema: 1) Atambia: Ausência de medo. 2) Ataraxia: Nos vocabulários céptico e estóico, estado em que a alma, pelo equilíbrio e moderação na escolha dos prazeres sensíveis e espirituais, atinge o ideal supremo da felicidade: a imperturbabilidade. Tranqüilidade, serenidade. 3) Eutimia: Perfeito sossego de espírito; tranqüilidade, serenidade. Outros temas relacionados: destemor, bravura, intrepidez, ousadia, resolução, franqueza, desembaraço, valentia, arrojo, audácia, atrevimento, decisão, denodo, ânimo, valor, desassombro, arrosto, intérrito.
(*) Informações: (0xx16) 3335-9748. (www.iipc.org)