Síntese da Semana

Visita

Candidato ao governo do estado pelo PT, José Genoíno esteve em Araraquara e participou da inauguração do comitê do candidato a deputado estadual Edmilson de Nola Sá, no último dia 15. Genoíno afirmou que 70% dos eleitores não sabem que é candidato e que vai “andar, falar e mostrar a cara e propostas ao povo”.

Apoio

Cerca de 60 membros do PSDB participaram de reunião, realizada no plenarinho da Câmara no dia 14. O objetivo era estruturar a campanha para as eleições majoritárias e proporcionais. Não fechando apoio à candidatura de Dimas Ramalho (PPS), eles discutiram a centralização de esforços ao ex-secretário estadual do Trabalho, Walter Barelli.

Campos

O deputado estadual Campos Machado, líder do PTB na Assembléia Legislativa e candidato à reeleição, esteve em Araraquara na quarta-feira (17) para uma reunião com a executiva local do partido e definição de metas de campanha da candidata Helenita Turci ao Congresso.

Retorno

Os vereadores de Araraquara voltam do recesso parlamentar nesta terça-feira (16), após 21 dias. O polêmico projeto da vereadora Helenita Turci, que estabelece perímetro escolar de segurança, não foi votado. A vereadora pediu vista de um dia, alegando que o projeto será apresentado na próxima sessão com modificações necessárias nos artigos considerados inconstitucionais.

Adiada

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, adiou, para o ano que vem, a 1ª Semana Municipal de Prevenção à Hepatite A, B e C, que deveria ter ocorrido na primeira semana de julho, conforme projeto do vereador Marcos Rodrigues. A justificativa é de que a lei foi sancionada após a definição do orçamento da Secretaria.

Dança

Outro pedido vistas, nesse caso de 14 dias, foi feito pelo vereador Anuar Filho ao projeto do Executivo que institui a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, como órgão vinculado à Fundart. Anuar também pediu vistas do projeto que institui o Dia do Maçom na cidade, explicando que a data já é comemorada nacionalmente.

Recursos

O vereador Carlos Nascimento apresentou requerimento para que seja oficiado ao Conselho Estadual de Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência pedido de apoio a liberação de recursos ao Centro de Atenção Psicossocial Dr. Nelson Fernandes.

Hantavírus

O vereador Mário Hokama apresentou requerimento solicitando que seja oficiado ao prefeito Edinho Silva, no sentido de entrar em entendimentos com a secretaria municipal de Saúde, a fim de informar se estão sendo realizadas diligências para confirmação e solução da situação de suspeita de existência de ratos silvestres, transmissores de Hantavírus, no Jardim Pinheiros, Vila Biagioni, Jd. Santa Clara e Parque São Paulo.

Inquérito

O Ministério Público encaminhou à Delegacia Seccional o pedido de abertura de inquérito policial referente à representação de autoria do vereador Anuar Filho contra o chefe de Gabinete, João Farias, acusado de difamação e injúria.

Obras

A Leão Leão iniciou, nesta semana, a pavimentação de 12 ruas nos jardins Palmeiras, Palmares e Portugal. A previsão é que as obras terminem em 120 dias. O asfalto é reivindicado há mais de 20 anos pelos moradores.

Emergência

A Comissão Municipal de Saúde definiu as 18 especialidades médicas que irão participar do programa de plantão permanente e de disponibilidade, que deve entrar em funcionamento nas próximas semanas. Aguarda, agora, relação com a escala dos profissionais que aderiram ao sistema, a qual deverá ser entregue pelos diretores clínicos dos hospitais até terça-feira (23). O novo sistema possivelmente entrará em funcionamento em agosto, mesmo que parcialmente.

Saúde

O prefeito Edinho Silva suspendeu a Portaria que afastou a médica Regina Barbieri das funções administrativas que exerceu na Secretaria Municipal de Saúde até maio de 2001. Pelo que tudo indica, Regina voltará à Saúde para cumprir as funções administrativas e projetos que cumpria na Secretaria.

Trilhos

Foi cancelada a liberação dos R$ 3 milhões que seriam usados na primeira etapa do projeto de modificação do traçado ferroviário da cidade. O motivo seria a definição de que a obra será executada pelo próprio governo federal. A alegação técnica é de que, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, não seria possível destinar somente uma parte do recurso ao projeto e deixar o restante para o próximo governo.

Fuga

As prefeituras de Araraquara e Matão e a Polícia Militar aplicaram multas de R$ 83,00 aos caminhões que transportavam cargas acima de 7 toneladas na rodovia Olito Bastia, em Silvânia, distrito de Matão. A estrada é uma das rotas de fuga de pedágio.

Fluxo

A empresa Triângulo do Sol registrou queda diária de 2.400 veículos, em média, nas sete praças de pedágio que possui. Mais uma prova de que os caminhões e carros de passeio estão utilizando as rotas de fuga em decorrência do alto preço dos pedágios.

Trânsito

O processo licitatório para a instalação de radares eletrônicos na cidade deve ser aberto em agosto. O edital deve ser publicado no dia 12.

Meio Ambiente

A Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) promoverá o 12º Encontro Nacional sobre Gestão Ambiental: Desafio das Cidades, nos próximos dia 31 de julho e 1 e 2 de agosto, na Universidade Federal de São Carlos.

Lazer

O projeto de revitalização do Tropical Shopping começa a sair do papel nos próximos dias. Um dos investimentos deve começar a ser instalado esta semana: uma unidade da Cachaçaria Água Doce, que funcionará no salão do antigo restaurante Dom Manoel. Outra novidade, anunciada pelo diretor Dante Laurini Júnior, serão quatro salas de cinemas, que serão instalados pela empresa Arco Íris Cinemas, de Porto Alegre.

Festa

O Baile do Carmo promove tradicional feijoada neste domingo (21), às 12 horas, no Clube da Cidade, com direção de Só Alegria.

Karatê

Alunos da escolinha de karatê da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer participaram de cerimônia de entrega de faixas, realizada no CER Maria da Glória F. Simões, no Jd. Maria Luiza, nessa terça-feira (16).

Mundial

Oito atletas do Sesc de Araraquara estarão participando do 6º Brasil Open 2002 Taekwondo Championships, neste sábado (20) e domingo (21), em São Paulo. O campeonato mundial da modalidade reunirá mais de 1000 atletas de 40 países.

AFE

A Ferroviária deve conhecer o primeiro adversário da Série C nesta semana, a partir de anúncio feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Espera-se que a equipe tenha força e apoio para conquistar uma boa posição no Campeonato, já que a Ferrinha foi vice em 1994.

Título

O plenário da Câmara Municipal foi palco da sessão solene de entrega do título de “Cidadão Araraquarense” a Dr. Luiz Carlos Bedran.

Vestibular

A Uniara realiza vestibular para o curso de Odontologia neste sábado (20), das 14 às 18 horas. Os portões serão abertos às 13h30. O gabarito será divulgado no domingo (21) e o resultado na terça-feira (23).

Compartilhe :

No data was found
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ala pediátrica da UPA Valle Verde será transferida para a unidade de saúde do bairro nesta sexta (14)

Sesi Araraquara vence o Blumenau no 1º jogo das quartas de final da LBF

Após autorização do Presidente Lula, Prefeitura lança licitação da segunda fase das obras na Via Expressa

Comcriar elege conselheiros e define diretoria para o mandato de 2024 a 2026

Guerreiras viram a chave novamente para o Brasileirão

CATEGORIAS