Sinal de alerta para prevenção: gripe mata 500 mil pessoas por ano no mundo

0
397
Foto: Envato - Além de febre, calafrios, dores de cabeça e corpo, perda de apetite e tosse seca, gripe tem pneumonia entre complicações mais preocupantes.

Vacina é a maneira mais eficaz de prevenir a doença; antigripais ajudam a aliviar sintomas, mas médico deve ser procurado quando quadro é agravado

A gripe ou influenza está entre as viroses mais frequentes do mundo. A estimativa é de que até 5 milhões de casos graves da doença sejam registrados todos os anos e 500 mil pessoas morrem em decorrência de seu agravamento. Caracterizada pelo seu início súbito, com sintomas que incluem febre, calafrios, tremores, dores de cabeça e no corpo, perda de apetite e tosse seca, a gripe tem entre suas complicações mais preocupantes a pneumonia.

A prevenção inclui a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e no sistema privado de saúde, além de manter ambientes arejados e a higiene constante das mãos. Para quem está com sintomas, o uso de máscaras é importante para evitar a transmissão.

Segundo a farmacêutica da Prati-Donaduzzi, Alyne Blasio de Carvalho, por ser viral, a gripe costuma passar em alguns dias e, de maneira geral, os antigripais disponíveis nas farmácias aliviam os sintomas e ajudam o corpo no combate da infecção. “Antes de escolher um medicamento, é importante conversar com o farmacêutico para que ele ajude a entender o quadro clínico e possa oferecer algo mais efetivo para cada caso”, explica Alyne. A assistência farmacêutica é importante para auxiliar e contribuir para uma farmacoterapia efetiva e eficaz. Além dos medicamentos que contribuem no tratamento, é importante manter as vias aéreas superiores hidratadas, auxiliar na remoção mecânica da secreção nasal, tornar fácil o fluxo de ar nas vias respiratórias e diminuir a exposição aos alérgenos inaláveis. “É importante que nós como farmacêuticos estimulemos o paciente a reconhecer o que está agravando seu quadro clínico, evitando a exposição e obtendo uma melhora dos sintomas”, complementa Alyne.

Hora de procurar um médico

Para a médica clínica dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Larissa Hermann, o quadro de gripe costuma ser autolimitado e o corpo dá conta de resolver o quadro com a imunidade. “A hora de procurar atendimento médico é quando percebemos piora nos sintomas, com falta de ar, cansaço excessivo e sonolência. Mas a atenção deve ser redobrada em pessoas com comorbidades, crianças pequenas e idosos”, frisa Larissa.

Sobre a Prati-Donaduzzi
Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 1. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

(Central Press)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.