A partir da próxima semana, o site oficial da prefeitura de Araraquara irá disponibilizar o serviço de protocolo on-line para toda a comunidade. Todos os requerimentos poderão ser feitos a partir de computadores pessoais, o que vai poupar o deslocamento dos cidadãos até o paço municipal.
De acordo com o diretor do departamento de informática da prefeitura, Eduardo Luiz Veiga Lopes, além de fazer o protocolo, os internautas poderão acompanhar o andamento do processo na prefeitura.
Todos os tipos de protocolo estarão disponíveis on-line, como alvará de funcionamento, remoção de árvores, consertos de buracos em asfalto, certidões negativas, aprovações de projetos, asfalto, parcelamento de IPTU e ISS, entre outros.
Para fazer o protocolo, a prefeitura irá colocar na página inicial do site www.araraquara.sp.gov.br um link direto para o serviço. Após o cadastramento, o internauta irá receber o número do guichê para poder acompanhar o encaminhamento do processo.
Segundo Veiga, outros serviços serão fornecidos pelo site em breve, para que sejam feitas reclamações ou sugestões on-line.
Portais do Saber
Para a população que ainda não dispõe de computadores com acesso à internet, a prefeitura de Araraquara construiu seis unidades do Portal do Saber, desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Educação em conjunto com as Secretarias da Cultura, Desenvolvimento Urbano e Coordenadoria de Participação Popular.
Os portais estão localizados nos seguinte locais: nos Caics do Selmi Dei e do Vale do Sol, na Emef Olga Ferreira Campos, Jardim Universal, na Emef Henrique Scabello no bairro jardim das Hortencias, na Emef Waldemar Safiotti, no Jardim Cruzeiro do Sul, e na Emef Rafael de Medina, no jardim Eliana.