Maria Ursulina Ramalho (*)
Paulo, o Apóstolo cristão, discorrendo sobre as questões existenciais no mundo, assim se expressou: "eu estou no mundo mas não sou do mundo". Sabemos que o verbo estar significa temporalidade limitada para uma finalidade evolutiva ou despertar a consciência reflexiva. O verbo ser, por sua vez, refere-se a adequar-se a realidade sem objetivo de uma necessária transformação espiritual; não há reflexão em geral.
Esses dois estados podem sofrer modificações, eles apenas explicam o comportamento e a ideologia humana. A mudança sempre é possível, mesmo num mundo em que os homens são vazios de esperança, amor, compaixão.
Nossa realidade é maravilhosa, em tudo há a presença divina, na pequena flor, no rio, nas aves que voam, enfim, em toda a natureza.
Observamos a destruição contínua com guerras, violência, corrupção, sem indícios de transformação para melhor.
Essas más circunstâncias poderiam ser eliminadas pela vontade e, pela Educação como meio maior. Um dia, certamente, essas mesmas circunstâncias ilusórias passarão e viajaremos para lugares que sonhamos.
Todos nós erramos muito e as dores atingem a todos, porém despertam a reflexão e sairemos da penumbra.
Apóstolo Paulo não faria tanta diferença entre tais situações, se não estivesse analisando o comportamento humano e o mundo já em destruição.
(*) É Escritora e Pedagoga.