Seja amigo das árvores para o bem-estar do Planeta Terra.
Texto: Aluizio Walter de Castro Lima (ex-presidente do Rotary Araraquara).
Este projeto foi desenvolvido pelo ROTARY CLUB ARARAQUARA, com o apoio do VIVEIRO DE MUDAS CAMARA, de Ibaté.
Projeto aceito e executado em conjunto com a ESCOLA ESTADUAL LUIZA ROLFSEN PETRILLI do Parque Iguatemi, de ensino fundamental.
A idéia principal foi levar o conhecimento às crianças, buscando fixar a responsabilidade pela preservação do meio ambiente. Esse projeto foi apresentado para todas as crianças em suas classes, dando-lhes a oportunidade de plantar uma arvore com suas próprias mãos e acompanhar o seu crescimento, com essa pequena planta.
O entusiasmo demonstrado por todos da escola foi fantástico. Objetivo cumprido, com o plantio de 63 mudas de árvores, do tipo Ipê (em sua maioria).
Uma parte pela manhã e outra à tarde, participaram todos os alunos, as professoras, o diretor José Ângelo Marquesi a vice-diretora Sonia.
Pela manhã
1ª. A – Prof. Cristiane, 1ª. B – Prof. Maria Aparecida, 1ª. C – Prof. Railda, 2ª. A – Prof. Marilena, 2ª. B – Prof. Alda, 3ª. A – Prof. Cleusa, 3ª. B – Prof. Keila, 3ª. C – Prof. Maria do Carmo, 4ª. A Prof. Zilaine, 4ª. B – Prof. Adele e a 4ª. C – Prof. Maria Ângela.
A tarde
Classes: 1ª. D – Prof. Sonia, 1ª. E – Prof. Maria Luiza, 2ª. C – Prof. Salete, 2ª. D – Prof. Luciani, 2ª. E – Prof. Marilde, 3ª. D – Prof. Amélia, 3ª. E – Prof. Rosangela, 4ª. D – Prof. Magda, 4ª. E – Prof. Carolina e a 4ª. F – Prof. Vanda.
As crianças apresentaram uma festa que sensibilizou e emocionou a todos, coral e declamadores. Desenvolveram os motivos: o VERDE, a ÁRVORE, a ÁGUA, o PLANETA TERRA e a pureza do ar através o seqüestro do gás carbônico e a conseqüente liberação do OXIGÊNIO indispensável.
Destaque para o apoio e presença dos companheiros Rotarianos de todos os clubes da cidade e principalmente do Governador do Distrito 4540: JOSÉ CARLOS CARVALHO e sua esposa CIDINHA que se deslocaram de Ribeirão Preto para prestigiar o evento.
Destaque também para Ana Alexandrina Aparecida Souza Morais (esposa do rotariano João Bosco de Morais), Osni Cruz Faustino (marido da rotariana e futura presidenta do Rotary Club Araraquara, Eloísa do Carmo Sita Faustino), do Secretário do Bem Estar Social de Araraquara, Dr. João Luiz Ribeiro dos Santos, do Cel. PM Nicolau Waldemar Lambort, do Sgt. PM Joel Arruda Camargo (comandante e assessor da Guarda Municipal de Araraquara, respectivamente).
Cuidados
Durante o plantio, as pequenas árvores foram estaqueadas e amarradas e afixado cartões plastificados, individuais e por classe, com os dizeres:
“Seqüestro do gás carbônico através plantio de árvores. Parceria: Escola Estadual Professora Luiza Rolfsen Petrilli e o Rotary Club Araraquara.
No Jardim Iguatemi, em Araraquara.
Nome popular da planta: Ipê-Amarelo ou Ipê-Tabaco (é a árvore nacional brasileira).
Nome científico da planta: Tecoma Chrysostricha
Quem a plantou e quem são os padrinhos da planta:
Alunos da 1ª. séria A – Manhã – Prof. Cristiane
O dia e hora em que elas foram plantadas: 28/03/2005 às 10h30.
Afora os objetivos já anunciados, a ação visa transformar o gás em madeira e ornamentar o Jardim da Escola.
Diretor da Escola: Professor Ângelo José Marquezi
Presidente do Rotary Club Araraquara: Joaquim Luiz Caratti
Governador de Rotary Internacional – Distrito 4540: José Carlos Carvalho
“Seja amigo das árvores para o bem do planeta terra”
Conhecer a planta: a árvore que estamos plantando é do gênero “Tacoma” da família das “Bignoniáceas” e é conhecida como Ipê. É a árvore nacional brasileira. Encontrada em estado nativo em todo o Brasil. Apreciada por ser uma planta ornamental como também pela qualidade de sua madeira. Fica alta e com boa copa. Na floração as folhas caem dando lugar às flores, reunidas em umbelas, destaca-se na paisagem. Após a floração reaparecem as folhas digitadas, com cinco a sete folíolos. Há variedades diferentes as quais são nominadas de acordo com as flores ou então com a madeira. Assim temos: Ipê-Amarelo, Ipê-Roxo, Ipê-Branco, Ipê-Preto, Ipê-Pardo, Ipê-Tabaco e o Pau D’Arco. Sua madeira é dura e muito pesada, difícil de cortar e serrar. Cor castanha oliva ou castanho avermelhado, com listras mais escuras. Durável, aplicada em dormentes, tacos de soalho, estruturas externas e em certas peças de construção naval, como quilhas. Utilizada também para bodoques ou arcos, de onde vem o nome de Pau D’Arco. O Ipê tem também uso medicinal. A casca, a entrecasca e as folhas, conforme as espécies, são adstringentes e usadas no tratamento de estomatite e úlceras de origem sifilítica na garganta, assim como na paralisia das pálpebras e algumas outras moléstias dos olhos.
Do que ela gosta: terra boa, água, ar e luz.
Como tratá-la: com muito cuidado, carinho e respeito, enquanto pequena é frágil! Amarrá-la a uma estaca de madeira forte (que resista ao vento), manter o seu pé sempre aceirado e limpo, impedir que insetos nocivos (pragas), formigas e outros a maltratem e a ataquem prejudicando seu crescimento.
Proveniência: Viveiro de Mudas Camara – (16) 3343-1668.