A partir de quarta-feira (21), a prefeitura municipal, a CTA, a Paraty e seis entidades de Araraquara promoverão a Semana de Prevenção às Deficiências, instituída pela Lei Municipal nº4.374 de 16 de agosto de 1994.
No entanto, a programação será aberta neste sábado (17), com o seminário Município e Acessibilidade, no auditório do Sesc, das 8 às 17 horas, com a participação de representantes da APAE, PARADV, Instituto dos Cegos Santa Luzia, Unesp, Centro de Referência da Cidadania e Associação Araraquarense Pró Surdo.
Na manhã e tarde da quarta-feira (21), dia da abertura oficial da Semana, serão distribuídas 10 mil cartilhas, abordando o tema Prevenção, na Praça Santa Cruz, além de apresentações culturais de grupos das entidades.
Na quinta-feira (22), alunos e Banda da Apae participarão do desfile comemorativo do aniversário de Araraquara sob o tema da Semana da Prevenção “Educação Especial: Garantia de Direitos e Cidadania, desde o nascimento”.
Sequência
Nos dias 26 e 28, das 8 às 17 horas, serão realizadas apresentações em telão de vídeo abordando o tema Prevenção às Deficiências, com duração de 12 minutos, no Terminal de Integração.
A diretora técnica da APAE, Lígia Maria Costa Celante, explica que profissionais das entidades participantes estarão no local para orientar a comunidade e distribuir cartilhas. “Enquanto os usuários esperam o ônibus ou passam pelo Terminal, eles poderão acompanhar as exibições do vídeo, que trata do tema e ajuda no esclarecimento de muitas dúvidas”, explica.
No dia 27, a partir das 14 horas, no anfiteatro C do campus da Unesp, acontecerão apresentações culturais e da rede de atendimento às pessoas portadoras de deficiência do município de Araraquara, com a participação de representantes das seis entidades. A partir das 19h30, haverá palestra e mesa redonda com Wilson Roberto Aravecchia (Udefa), Lídia Barbieri (PARADV) e Valter Curi Rodrigues (Unesp), também no anfiteatro.
“No dia 28, além da ação no Terminal de Integração, o prefeito Edinho Silva deverá participar de um café da manhã na APAE, em virtude do aniversário de 39 anos da unidade de Araraquara”, comenta Lígia.
Para o dia 29, está programada uma passeata, com saída às 9 horas, defronte ao prédio da prefeitura, e destino à Praça Santa Cruz, para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. Os representantes das entidades entregarão um carta de intenções ao prefeito Edinho Silva.