Roberto Dela Coleta (*)
Comemoramos mais um dia do cirurgião-dentista, felizes e orgulhosos por fazermos parte de uma comunidade que luta pela melhora da profissão, tornando-a mais ética e mais aceita pela sociedade.
Dia 25 de Outubro, temos muito para comemorar, e também temos que refletir sobre tudo o que nos atinge de forma positiva ou negativa. Com os pontos positivos temos que nos fortalecer para poder agir e buscar soluções imediatas para resolver as questões que estão pendentes. Bons tempo em que só nos preocupávamos em atender nossos pacientes, em freqüentar congressos, buscar novidades nas feiras e exposições. Bons tempos!!!
Como já disse em outra oportunidade, Odontologia passou e passa por diversar fases, além de todo o avanço científico nas técnicas e do aprimoramento e lançamento de novos pela indústria, o profissional da área teve (e ainda tem hoje em dia) que buscar novas ferramentas para atender seus “clientes” e mantê-los fiéis ao consultório. Não basta atuarmos dentro de nossos consultórios comprando materiais, livros, equipamentos.
Precisamos nos unir cada vez mais com nossas entidades de classe, conselhos e exigir que os responsáveis pelas mudanças as façam ou continuem fazendo. Não podemos mais permitir que nos explorem e transformem a Odontologia em uma profissão de excluídos, somos numerosos e temos que nos fazer representar.
Participe das comemorações na sua associação, no seu sindicato, no seu grupo de estudo, saia para jantar com seus colegas, mostre a sua cara, mostre a cara da Odontologia, uma Odontologia que faz implante, utiliza a microscopia para tratamento em todas as especialidades, faz disjunção cirúrgica, prótese ocular, utiliza microcâmera, laser, RX digital, reconstrução estética, reabilitação total…
Uma Odontologia que promove a saúde, devolvendo ao paciente-cidadão a possibilidade de sorrir e de ser feliz.
Parabéns a todos os colegas.
(*) É presidente da APCD (Comemoração da categoria à pag. 8)