N/A

Seja bem-vindo!

Geraldo Polezze (*)

A dificuldade que a Comissão de Justiça oferece à mensagem do prefeito Edinho Silva dispondo sobre a legalização da TIP- Taxa de Iluminação Pública- deve merecer as boas-vindas. Aleluia! Finalmente foram acionados os freios e contrapesos que permitem ao Executivo e Legislativo a consciência de que são livres, independentes, fortes, mas, que são interdependentes a fim de que os elevado interesse do povo se sobreponha.

TIP foi grafada só para lembrar do dinheiro cobrado inconstitucionalmente. Agora, mudaram o nome como tem sido de praxe. Chama-se CIP- Custeio do Serviço de Iluminação Pública. A grande pergunta é: o deficiente visual deverá pagar a sua cota-parte? Se o benefício é geral, por que a cobrança diferenciada entre os contribuintes? Enfim, tinha um vício tanto que existe ação tramitando na Comarca de Araraquara buscando o ressarcimento da quantia cobrada pelos cofres municipais. E, outro fator preponderante de fundo moral: houve aumento do IPTU de Araraquara por conta das taxas que deixaram de ser cobradas. A indagação ao prefeito Edinho (extremamente sensível quando vereador, notabilizando-se como defensor do povo), manda-se a mensagem e as explicações ficam por conta da maioria sempre mansa e pacífica?

Já que o Plenário da Câmara Municipal ainda não conseguiu sua independência real, que a Comissão de Justiça seja o freio democrático, pelo menos por alguns dias, para que os poderes tenham mais humildade no trato da rés-pública e que não se esqueçam da condição de inquilinos. O mandato pode, inclusive, não ser renovado.

(*) É jornalista-editor.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS