Após o anúncio de que o prédio onde funcionava o Instituto Araraquarense de Psiquiatria irá acolher várias secretarias municipais, além da Ciretran, moradores do bairro questionaram sobre a possibilidade do funcionamento da sub-prefeitura no local. O prédio, desativado há vários anos, fica localizado nas proximidades do Sesi.
Para o presidente da Associação Centro Comunitário dos Bairros Unidos “Sol Oriente”, Rafael Simão, o local é grande, mas não o suficiente para receber a sub-prefeitura do bairro. “Entendo que a criação já deveria ter saído, afinal o distrito Vila Xavier existe há alguns anos, mas a lei ainda não foi sancionada. Mesmo assim, considero que ela deve funcionar em um prédio amplo, como o que está localizado no balão de acesso ao Pinheirinho, para que possa atender aos anseios dos moradores, que já são aproximadamente 70 mil”, afirma.
Limpeza
Rafael acredita que com a sub-prefeitura, o bairro receberá mais atenção da admnistração municipal. “Queremos que a Vila Xavier cresça. No momento, posso dizer que as coisas estão melhorando. O que não dá para aceitar é a falta de limpeza de terrenos, inclusive em alguns da prefeitura. O município deveria cuidar primeiro do que é dele e intimar os proprietários a cuidarem de seus terrenos. Para isso, porém, a lei precisa ser mais dura e severa. A prefeitura deveria cobrar multa de R$ 867,00, assim como é feito nos casos de poda irregular e queimada em terreno baldio. Além disso, poderia distribuir melhor as máquinas, não deixando de olhar para o nosso bairro”.