“Saberes Populares e resgate de Medicina Ancestral”: nova Oficina Cultural começa neste sábado (17)

0
314

Nova oficina com Madu Flores será realizada no CAOF da Vila Xavier, inscrições gratuitas estão abertas

A nova atividade do Programa Oficinas Culturais Municipais é a oficina “Saberes Populares e Medicina Ancestral”, com início neste sábado, 17 de junho, no CAOF – Centro de Artes e Ofício Judith Lauand, na Vila Xavier. Ministrada por Madu Flores, a atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, está com inscrições gratuitas abertas.

A Oficina “Saberes Populares e resgate de Medicina Ancestral” será realizada por meio de uma parceria do Programa Oficinas Culturais Municipais com o Programa de Saúde da População Negra e População de Terreiro. A ideia é construir autonomia e autocuidado dos mestres populares e lideranças de terreiros com segurança e respeito, preservando os conhecimentos da cultura popular e sua própria concepção do espectro saúde-doença.

O curso será realizado das 14h às 16 horas, tendo como público alvo: jovens e adultos a partir de 16 anos interessados no tema, especialmente para população de terreiros. A idealizadora da oficina, Madu Flores, conta que a atividade busca dar voz às pessoas detentoras das medicinas ancestrais a fim de promover visibilidade como liderança comunitária, além da perpetuação de seus saberes.

“É também uma forma de registro da memória da nossa cidade e das pessoas que aqui fizeram pequenas-grandes histórias, muitas vezes apagadas pelo silenciamento e preconceito sofridos. A partir disso construímos um novo olhar sobre esse patrimônio histórico-cultural que se encontra em cada uma dessas vozes”, destaca.

A educadora compartilha da construção coletiva para ampliação do conhecimento enraizado nas culturas advindas dos quintais e terreiros de nossos mestres ancestrais – muitas vezes avós e avôs, mães e pais, chefes de templos e terreiros. Madu Flores é graduanda em Farmácia-Bioquímica na UNESP Araraquara e ministrou oficinas e palestras em eventos acadêmicos dentro da UNESP e UFSCar. Facilitou oficinas com foco em ampliação de saberes e medicinas ancestrais, tendo presença nas unidades do Sesc Araraquara, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Birigui, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Campo Limpo.

A oficina “Saberes Populares e Medicina Ancestral” é gratuita e mais informações podem ser obtidas pelo fone 3332-5902. As inscrições devem ser efetuadas no próprio CAOF, das 8h às 20 horas, de segunda a sexta-feira, com documento pessoal e comprovante de endereço. Neste sábado, quando começa a oficina, também é possível se inscrever antes do início da atividade.

O Centro de Artes e Ofício Judith Lauand está localizado na Rua Andrelino Alves Pinto, 170, nos Altos da Vila Xavier.

SERVIÇO:

Inscrições abertas para a nova Oficina Cultural “Saberes Populares e resgate de Medicina Ancestral”, com Madu Flores

Início: sábado (17 de junho)

Horário: das 14 às 16 horas

Local: Centro de Artes e Ofício Judith Lauand (Rua Andrelino Alves Pinto, 170 – Altos da Vila Xavier)

Inscrições no local: de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas; ou no sábado, antes do início da atividade

Documentos: documento pessoal e comprovante de endereço

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.