Pesquisadora, artista e professora Mirian Celeste Martins desenvolve o tema “Nutrição estética para vidas sensíveis” para interessados em tornar as práticas pedagógicas mais inspiradoras; atividade tem início às 15h na Biblioteca Municipal
Arte e Educação guiam a roda de conversa do Território da Arte de Araraquara nesta quarta-feira (20), das 15h às 17h, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, sob o tema “Nutrição estética para vidas sensíveis”. A programação gratuita é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
A convidada Mirian Celeste Martins traz para a Roda de conversa o tema “Nutrição estética para vidas sensíveis”, onde fará provocações sobre como utilizar a linguagem da arte e sua metodologia como um rizoma de conhecimento que se estende para vários campos do aprendizado escolar.
“O termo aesthesis costuma ser traduzido como estética. Ao vertê-lo para estesia, torna-se evidente seu sentido pela via do antônimo: anestesia. Se a anestesia suspende a percepção, a estesia a intensifica e faz da sensibilidade uma luz que reverbera, difrata e cria conexões rizomáticas. Nesse sentido, compreendemos a nutrição estética como uma ação intencional e pedagógica, uma mediação que cultiva modos de sentir, pensar e compartilhar. O convite desta roda de conversa é refletir sobre como ações mediadoras em exposições, nas cidades e nas escolas, podem operar como potência formativa, alimentando vidas mais sensíveis ao mundo, ao outro e a si mesmas”, aponta Mirian.
A atividade visa ampliar o diálogo da arte com a educação promovendo reflexões sobre as diversas formas de ensino da arte na educação contemporânea, principalmente frente aos desafios da tecnologia e as novas formas de aprendizagem. Por isso mesmo, a roda de conversa é voltada para artistas, arte-educadores e professores interessados em tornar suas práticas pedagógicas mais inspiradoras.
Mirian Celeste Martins é pesquisadora, artista e professora tendo atuado no Instituto de Artes/UNESP, na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na ação educativa em importantes exposições, com grande produção de livros e artigos sobre mediação cultural e formação docente. Atualmente trabalha na atualização curricular de Arte para a SME-SP.
A programação de rodas de conversas apresenta ainda em maio, o tema “Arte e Inserção Social” (sexta, dia 29, das 19h30 às 21h30, também na biblioteca). A Biblioteca Municipal Mário de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.
Mais informações sobre a programação gratuita do Território da Arte de Araraquara podem ser adquiridas no Instagram (@territoriodaarteararaquara/ e @cultura.araraquara/) ou nas “Notícias” do site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br/noticias). A 23ª edição do Território da Arte de Araraquara é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, com apoio do Sesc Araraquara, Hotel Municipal, Tintas MC, Ton’s Restaurante e Lourenço Móveis Araraquara. A programação segue até o dia 7 de junho.
SERVIÇO:
Território da Arte de Araraquara apresenta: Roda de Conversa “Arte e Educação”
Com Mirian Celeste Martins (pesquisadora, artista e professora do Mackenzie)
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)
Data: quarta-feira (20 de maio)
Horário: das 15h às 17 horas
Programação gratuita
(SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA)

