Roberto Dela Coleta é a marca da solidariedade

Entrevista concedida pelo Dr. Roberto Dela Coleta (indicação da colaboradora Sarah Coelho), aos alunos do Colégio Objetivo da 6ª M II que têm como professora Angela Valentina Silva.

Os alunos, que conhecem o entrevistado há muito tempo, puderam cristalizar a admiração pelo profissional e cidadão prestativo à sociedade da região de Araraquara.

JA – Quantas vezes ao dia deve-se escovar os dentes?

RDC – É necessário que se faça a higiene bucal após cada uma das refeições, ao se deitar e ao se levantar, sempre utilizando para isso, a escova e o fio dental. Para ter um hálito mais puro, não se esqueça de escovar também a língua. A escovação realizada corretamente é que fará a remoção da placa bacteriana, prevenindo assim, a cárie e a doença periodontal.

Qual a melhor escova dental?

A escova dental tem como finalidade a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. Portanto, para que a escovação seja eficiente é necessário que se escolha a escova dental adequada à idade do paciente e ao tamanho de suas arcadas e dentes. Somente com a orientação de seu cirurgião dentista você deve escolher a escova “ideal”, indicada para um higiene bucal correta e eficiente. É importante que a escova remova a placa bacteriana sem traumatizar os tecidos gengivais e, para isso, deve ter cerdas macias ou extra macias com pontas arredondadas e da mesma altura, cabo reto, proporcionando melhor apoio, cabeça pequena capaz de atingir as áreas posteriores, facilitando a escovação. É importante salientar que a escova deve ser trocada no máximo após 30 dias de utilização, ou quando as cerdas tornarem-se amassadas e/ou abertas.

Quanto tempo deve durar cada escovação?

É necessário que não haja pressa, lembrando que devemos caprichar na escovação realizada à noite, após o jantar ou antes de dormir. Limpando todos os dentes, primeiro com o fio dental e em seguida com a escova. Esse processo deve demorar cerca de 10 minutos.

Por que devemos escovar a língua?

Da mesma maneira que temos placa bacteriana nos dentes e na gengiva, também temos a placa bacteriana lingual, que provoca hálito desagradável, além de predispor a outras doenças tais como pulmonares e gástricas. O indivíduo com placa bacteriana lingual apresenta o dorso da língua esbranquiçado, carregado de um material branco e viscoso. A remoção deste material pode ser feita até pela simples escovação da língua ou pelo uso de limpadores linguais apropriados a esse fim.

De quanto em quanto tempo devemos ir ao dentista?

Isto irá depender do risco do paciente à cárie ou à doença periodontal, do tipo de alimentação (pouco consumo ou muito consumo de açúcar) e da qualidade da higienização do paciente. Mas, em média o cirurgião dentista deve ser consultado pelo menos duas vezes ao ano.

Por que, às vezes, a gengiva sangra quando escovamos os dentes?

O sangramento gengival normalmente é um sinal da presença de gengivite, ou seja, doença localizada na região da gengiva. Ela é causada pela placa bacteriana que se acumula sobre as superfícies do esmalte dentário e no sulco gengival. Estas bactérias, acumuladas neste local, depositam produtos tóxicos que agridem a gengiva e a inflamam. Podemos considerar que uma gengiva está doente (possui gengivite) quando apresenta-se vermelha e inchada, sangra durante a escovação ou ao passar o fio dental, o paciente possui mau hálito persistente, presença de tártaro, gosto amargo na boca. A melhor forma de prevenir a gengivite é a utilização da escova e do fio dental de maneira correta, seguindo a recomendação de seu cirurgião dentista.

O que são tártaros?

Tártaros ou cálculos são restos de alimentos e placas bacterianas que se calcificam, podendo estar localizados na superfície dentária ou no sulco gengival. Causam mau hálito e inflamações gengivais. A remoção não ocorre com escova, fio dental ou com bochechos. Ela só é possível através da ação de instrumentos específicos. Portanto, somente seu cirurgião-dentista poderá fazê-lo, promovendo a saúde periodontal de maneira a prevenir sua reincidência, preservando e evitando a perda dos dentes.

Existe uma idade certa para se colocar aparelho?

Não existe uma idade certa, mas sim, mais indicada. Nos casos de crianças, estas devem ter maturidade suficiente e estar dispostas à colaborar com o tratamento. Normalmente, os aparelhos ortodônticos são colocados a partir dos 4-5 anos, desde que os aspectos descritos anteriormente sejam atendidos. É importante lembrar que, assim que diagnosticada a má oclusão, esta deve ser tratada o mais precocemente possível. Pois, de forma geral, quanto mais cedo o tratamento é realizado, mais rápido, mais fácil e mais barato será.

Qual a idade em que o último dente de leite costuma cair?

Isto dependerá de inúmeros fatores, entre eles o fator genético, o sexo e a etnia (raça) da criança. Mas em média, o último dente decíduo ou dente de leite, irá “cair” por volta dos 10 – 12 anos de idade.

Por que devemos extrair o dente do siso?

Os dentes do siso, ou 3º molares, só devem ser extraídos caso não haja espaço na arcada para eles “nascerem”. Quem determinará a necessidade ou não para a extração será o cirurgião-dentista através de radiografias. Quando o 3º molar não surge na boca, devemos avaliar se é devido à falta de espaço ou pela não formação deste dente. Caso este dente fique incluso (dentro do osso) poderá causar uma série de problemas. Entre eles, o surgimento do cisto.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

BOLETIM SEMANAL NÚMERO 103 – DE 1 A 7 DE NOVEMBRO DE 2024

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

CATEGORIAS