N/A

Recepsamba abre espaço para encontro, convivência e música na 3ª Semana do Maracatu

Roda de samba acontece na quinta-feira, na Praça das Bandeiras, e será aberta à participação do público

A 3ª Semana do Maracatu de Araraquara realiza, na quinta-feira, 8 de outubro, às 19h, a atividade Recepsamba, na Praça das Bandeiras. A proposta é criar um momento de acolhimento aos mestres, convidados e participantes da programação, aproximando essas presenças do público da cidade em um ambiente de convivência, música e celebração coletiva.

A atividade será realizada em formato de roda de samba aberta, com participação do Samba de Quinta, e convida o público não apenas a acompanhar, mas também a integrar a experiência. Quem quiser poderá cantar, tocar e compartilhar a roda junto aos músicos, reforçando o caráter participativo da programação.

O evento é uma realização da Associação Cultural de Maracatu Sementes Crioulas por meio Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, com o apoio da Subsecretaria de Políticas Étnico-Raciais e SESC Araraquara.

A Recepsamba foi pensada como um espaço de encontro entre diferentes trajetórias, gerações e realidades. A ideia é reunir artistas, convidados, participantes da Semana e moradores de Araraquara em torno da energia coletiva de uma roda de samba.

A proposta dialoga diretamente com o espírito da 3ª Semana do Maracatu, que busca fortalecer vínculos entre cultura, território e comunidade. Ao ocupar uma praça pública, a atividade também amplia a presença da programação no espaço urbano e cria uma oportunidade de contato mais espontâneo entre o público e os convidados do evento.

Uma roda aberta para participar

Na Recepsamba, o público poderá se aproximar dos músicos e participar ativamente da roda. A dinâmica valoriza a troca e a construção coletiva, características muito presentes nas culturas populares brasileiras.

A intenção é que diferentes pessoas possam se encontrar a partir da música, independentemente de experiência prévia, criando um ambiente acessível, acolhedor e aberto à participação.

Dentro da programação da Semana, a Recepsamba funciona também como um momento de recepção aos convidados que chegam à cidade para as atividades dos dias seguintes, criando uma primeira aproximação informal entre mestres, artistas, participantes e comunidade.

Encontro entre cultura e cidade

A realização da atividade na Praça das Bandeiras reforça a proposta de aproximar a programação da vida cotidiana de Araraquara. A escolha de um espaço público permite que a roda de samba ultrapasse a ideia de espetáculo e se torne um ponto de encontro, convivência e compartilhamento.

A Recepsamba integra a programação da 3ª Semana do Maracatu — O Mangue Ancestral, realizada entre os dias 6 e 11 de outubro, com vivências, oficinas, apresentações musicais, atividades audiovisuais, encontro de grupos de maracatu e cortejo de encerramento.

SERVIÇO:
3ª Semana do Maracatu — O Mangue Ancestral apresenta: “Recepsamba — Roda de Samba Aberta” (participação: Samba de Quinta)
Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)
Data: quinta-feira (8 de outubro)
Horário: 19h

Programação gratuita

(SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

2ª Feira Parque Em Cena reúne mais de 120 expositores no Dia das Crianças

Recepsamba abre espaço para encontro, convivência e música na 3ª Semana do Maracatu

Excesso de açúcar aumenta risco de miopia em crianças

Encontro de Brechós Quem Garimpa Acha agita Praça Pedro de Toledo neste domingo (11)

Linha Bueno passa a atender Parque da Cidadania

CATEGORIAS