N/A

Rádio Cultura: 70 anos!

Daiana Faloppa (*)

PRD-4 Rádio Cultura Araraquara: uma história no ar. Este é o título do trabalho de conclusão de curso dos alunos do 4º ano de Jornalismo da Uniara. O grupo que produziu o vídeo é formado por Ricardo Flóis, Carlos Eduardo Esteves, Marcelo Melloti Júnior, Richard Viviani e Patrícia Duó, que escolheram a Rádio Cultura como tema em função de a emissora ter completado 70 anos de atividades.

O fato de poder mostrar a trajetória de uma das rádios mais antigas do país, a primeira de Araraquara e a primeira FM do interior de São Paulo, estimulou o grupo a começar o trabalho de pesquisa para o projeto sair do papel.

O título “PRD-4” era o prefixo da rádio logo que foi implantada em 1932. Esses prefixos eram usados para identificar as rádios e se derivaram dos rádios amadores, servindo como um nome para a emissora. Segundo Ricardo, o título do trabalho faz uma fusão do antigo com o novo e atual.

O trabalho destaca dois momentos importantes dessa história: a Revolução Constitucionalista de 9 de julho de 1932, dois dias depois da rádio entrar no ar, fato muito marcante na trajetória que se iniciava, e o Decreto de Getúlio Vargas, também em 1932, permitindo a publicidade no rádio e garantindo, assim, a estruturação do rádio no Brasil. O vídeo, no entanto, não se limita apenas ao ano de 1932 e traça um paralelo ao desenvolvimento da rádio no ano de 1923, quando surgiu a primeira emissora de rádio no país, a PRA-2 Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, instaurada por Roquete Pinto. Alguns ferroviários que trabalhavam na Estrada de Ferro Araraquara conseguiram montar um receptor de rádio e captar a programação do Rio de Janeiro. Anos mais tarde, dois ferroviários apaixonados por rádio, José Araújo Quirino dos Santos e Alcides Alves Ferreira, montaram uma rádio experimental, nascendo assim a Rádio Cultura. O vídeo destaca também a importante contribuição e investimentos da família Lupo na estruturação da emissora.

O trabalho está dividido em seis blocos temáticos: Fundação e Contexto, Rádio Teatro, Discoteca, Departamento Artístico, Jornalismo e Esporte. Todos os blocos fazem uma visita ao passado e ao presente, mostrando como era e como é hoje. Toda a pesquisa foi feita através de jornais impressos da cidade, funcionários que trabalharam na rádio, um trabalho escrito pelo historiador Rodolpho Telarolli, que fez uma minuciosa e extensa pesquisa sobre a rádio e que não foi publicada. Poucas, mas importantes fontes vivas. Usaram de imagens o arquivo de fotos e alguns equipamentos antigos preservados até hoje na rádio. Como fio condutor do trabalho, o grupo optou pelo desenvolvimento tecnológico, acompanhado pela rádio ao longo dos anos.

(*) É do Núcleo de Produção Jornalística da Uniara.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS