Sarah Coelho Silva (*)
Uma pessoa não vale quanto pesa seu corpo.
Não vale o quanto ocupa de espaço nesta terra.
Vale sim pelo que ela faz, o quanto que ela é boa no seu interior.
Generosa, complascente que compartilha com seu amigo
com seus entes queridos tudo sem segredo
das suas dores, nos seus momentos difíceis.
Nas horas de resolver os problemas do dia-a-dia
As pessoas presentes, verdadeiras, fiéis e constantes
Os valores das pessoas são realmente medidos
Mediante seus atos, suas atitudes cotidianas,
em ser que é um bom companheiro, agradável, leal.
Assim, nossa vida é como as plantas.
As primaveras, por exemplo: se não forem podados os
seus galhos, eles ficarão menores, feios e não vão dar
flores em abundância. Ficarão como que no abandono.
Os nossos atos feios também devem ser podados
Porque senão bonito é que não seremos.
Nesta vida as pessoas precisam entender
que o fundamental é curtir o êxtase da felicidade.
É valorizar o seu companheiro, o seu amado.
É ficar unido nas horas das dores e das alegrias.
É estar presente na dureza das provações do dia.
Tem muitas pessoas que pensam que o dia de hoje é seu último.
Tem que passar por cima de tudo e de todos por capricho
e talvez por egoísmo mesmo. Pensam que tudo podem
substimam tudo e a todos, somente elas têm direitos.
Seus deveres, não representam nada. Sentem-se superiores.
Coitadas, o tombo no final será feio, vão com certeza
ficar esquecidos em um canto da sala
porque araruta também tem seu dia de mingau.
Nunca devemos deixar de percorrer o nosso caminho
na tolerância, no respeito, com o nosso amor
sempre temperando, com entusiasmo,
na expectativa de ser uma pessoa digna
e reconhecida como um bom exemplo
para os nossos próprios filhos.
Porque o nosso Deus Pai está sempre esperando
boas atitudes dos homens desta terra.
(*) É escritora e colaboradora do JA.