N/A

Quando o amor vira obsessão

Marilene Volpatti

Virar a cabeça por alguém, acontece. Mas, fixar-se num amor e sofrer por ele é neurose.

Onze horas da noite, Marina está voltando de um encontro de amigas. Antes de ir para casa não resiste a tentação de passar em frente a residência do namorado. Olha para a janela do quarto dele, a luz está apagada. Fica pensando; “Onde ele estará? Será que dorme ou ainda não chegou?” Acha melhor ir embora pois ele pode ter ligado e deixado recado na secretária.

Um desespero toma conta de Marina que adota velocidade acima do normal m seu carro: voa para checar a secretária. A luzinha vermelha não está piscando. Decepção… ele não ligou!

Tudo bem. Ele é tão maravilhoso que ela consegue até ser feliz nas poucas vezes em que estão juntos. Mas, será que não está virando uma obsessão? Lutar por uma pessoa pode dar certo, mas chega um momento que vira doença, fixação, uma vontade enorme de querer amar alguém. É neurose, com certeza! Há meios de se livrar dela e investir num novo amor.

Vejamos as fases que a pessoa passa para chegar a esse estágio.

1ª – Jogo de charme

Você conhece um cara lindo e maravilhoso no trabalho. Pinta um clima – embora ele tenha compromisso com outra mulher. Almoçam juntos vários dias e o lanche no escritório é sempre no mesmo horário, para se verem. A companhia é ótima, possuem o mesmo tipo de humor. Sua vida parece que está dando uma virada. Adquire o hábito de pular mais cedo da cama e fazer exercícios físicos, pois ele odeia mulheres com o corpo flácido. Enquanto se exercita fica ouvindo os noticiários pelo rádio ou TV, para ficar informada de tudo, pois ele está sempre por dentro dos últimos acontecimentos.

De repente, esse super-homem deixa de lhe dar atenção por uns dias. Vai almoçar e não a convida mais, e coisas do gênero. Você faz de tudo para não encontrá-lo no escritório, assim ele ligará.

Ficou só na esperança, pois ele não deu a mínima satisfação. Sua vontade é mandar bilhetes com mil declarações de amor. Mas, resiste…

2ª – Cabeça a mil

Ele não ligou mais. Mesmo assim você decorou mil palavras para serem ditas caso ele telefonasse. Toma banho, dorme, veste-se, faz ginástica sempre pensando nele e de olho no telefone. Já checou a secretária para ver se está funcionando mesmo. Apesar de tudo está certa de que ele é a outra metade de sua laranja. Por isso as amigas ajudam sendo suas espiãs. Precisa saber tudo que ele faz. Outros homens não existem, mesmo aqueles que querem namorar com você. Não adianta insistir, só existem olhos para ele.

3ª – Fim

Dormem juntos de vez em quando, mas você não sabe se ele é seu companheiro. Ele nunca toca nesse assunto. Por isso sua vida é um caos. Nunca sabe se ele virá, se dará um presente de aniversário e se deve passar um final de semana com amigos. E se ele ligar? Melhor ficar em casa. Dia após dia até que cruza com ele e a “outra”. Jura para você mesma que agora é definitivo, acabou. Mas, quando ele liga, com voz doce, tudo volta a ser como antes. Até imagina entrando na igreja de véu e grinalda e ganhando um lindo presente da mãe dele. Chega a conclusão que não está obcecada por ele. Tanto que resolve por fim no “relacionamento” no próximo final de semana.

4ª Não dá mais

Quando estão juntos ele gela e não fala com você. Passa dias e dias sem ligar, e você noites em claro ensaiando discursos que vão fazê-lo perceber o gravíssimo erro que está cometendo não amando você loucamente.

Por sua vez, já não sabe o que fazer de sua vida. Acha que escolheu profissão errada, não come porque não tem vontade de preparar sua refeição. Passa o final de semana enfiada numa camisola, até que decide ligar para tomar satisfações e ouve-o dizer que o caso de vocês não significou absolutamente nada para ele.

5º Abrindo os olhos

Parentes e amigos conseguem colocar na sua cabeça que sua paixão não é normal. Ninguém permanece apaixonado ou gosta de alguém que não retribuí o afeto. Está na hora de investir no lado sadio. Lavar o rosto, olhar-se no espelho deixar as coisas velhas para trás e começar tudo novamente. O primeiro passo é querer, o segundo é lembrar o tudo de horrível que você passou por insistir em gostar de alguém que não retribuiu seu amor. Chore, grite, esperneie, esmurre a porta, o travesseiro e coloque todas suas frustrações e neuroses para fora.

Se sentir angústia e vontade de ligar para o ex, faça ginástica, caminhe, pedale, enfim, qualquer coisa que a faça gastar a energia acumulada. Se não der para sair de casa, ligue um som e dance até cansar. Nos primeiros dias é ótimo ficar exausta para dormir rapidamente.

Resgate amizades que foram colocadas de lado por causa “dele”. Faça um novo curso, arrume um hobbie, vá ao cinema, teatro, jantares e faça visitas. Sua agenda precisa ficar sempre cheia para não cair em tentação e voltar a procurá-lo.

Por mais forte que seja a obsessão, uma reviravolta na vida, apoio de amigos e vontade ferrenha de mudar vão libertá-la da fixação. Em pouco tempo vai perceber que não pensa mais nele e nem sofre, ficou vacinada. E quando encontrá-lo, por pura e verdadeira coincidência, vai achar que foi perda de tempo, alguém que nunca foi tão importante para você. A pessoa mais importante para você é você mesma, nunca se esqueça disso!

Serviço

Consultoria: Drª Tereza P. Mendes – Psicoterapeuta Corporal – Fone:- 236-9225.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bibliotecas Municipais mantém o horário de funcionamento no mês de março

Fatec Araraquara abre inscrições para Curso de Inclusão Digital

Atenção, Araraquara!

Previsão do tempo para o Carnaval: Defesa Civil alerta para altas temperaturas em SP

Vamos ler mais?

CATEGORIAS