Psicólogo destaca importância do Setembro Amarelo

0
53

João Paulo do Prado Rodrigues, do CRASMA, fala sobre a campanha realizada no mês que é dedicado à prevenção do suicídio

O psicólogo João Paulo do Prado Rodrigues, do Centro de Referência Ambulatorial de Saúde Mental Adulto (CRASMA) falou sobre a importância do Setembro Amarelo, campanha realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, durante o mês que é dedicado à prevenção do suicídio.
Para ele, o atual momento pelo qual passa a humanidade exige ainda mais esforços para evitar esse mal. “Todo o planeta está enfrentando a pandemia da Covid-19 e nunca se viu de tão perto a morte de pessoas. A situação nos coloca em contato direto com a nossa maior fragilidade. Como prevenir tentativas de suicídio, sendo que, infelizmente, os índices de ocorrência têm aumentado e se tornado um problema de saúde pública? Nós, da psicologia, acreditamos que a palavra pode ajudar. Poder falar da tristeza, das ideias, de pensamentos pessimistas, da desesperança, do desespero, pode ser a porta para sair dessa situação angustiante”, analisa.
O psicólogo destaca também a necessidade de estabelecer uma rede de apoio. “Pode ser a família, amigos, a comunidade, e mesmo a rede social na internet pode ser utilizada. Tudo que uma pessoa deprimida, sem esperança e que esteja pensando em atacar a própria vida precisa é de contato, por mais que tente se isolar. Ela precisa de um interlocutor para poder simbolizar sua tristeza. O suicida raramente quer matar toda sua vida, geralmente quer matar uma ideia, um sentimento, esquecer um fato”, acrescenta o profissional. (Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Deixe uma resposta