Projeto de lei cria a Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal 

0
323
Foto: Freepik

Evento proposto pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Aluisio Boi (MDB) e Marcos Garrido (Patriota) homenageia Padre Ticão 

O Projeto de Lei nº 81, de autoria dos vereadores Fabi Virgílio (PT), Aluisio Boi (MDB) e Marcos Garrido (Patriota), está propondo a criação da “Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal – Antonio Luiz Marchioni – Padre Ticão”, a ser realizada anualmente na terceira semana de abril. O PL ainda inclui a data no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara.

De acordo com o documento protocolado na Câmara Municipal, a Semana tem como objetivo promover reuniões, palestras, seminários, feiras e atividades afins para dar visibilidade ao uso da Cannabis para fins medicinais. O fármaco é utilizado por pessoas com câncer, epilepsia, autismo, doenças autoimunes, dentre outras, com bastante sucesso no alívio dos sintomas. E o evento será uma oportunidade de reunir estudiosos, médicos, produtores, pacientes e familiares de pacientes.

O uso de óleos, pomadas e outros medicamentos à base de Cannabis já está autorizado pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa) em todo o território nacional e algumas cidades já implantaram o protocolo de distribuição. Em Araraquara, o processo está em andamento.

A Semana também é uma oportunidade de homenagear Antonio Luiz Marchioni, o Padre Ticão, referência em trabalhos sociais na Zona Leste de São Paulo, defensor da população em vulnerabilidade social, ativista pela justiça e igualdade social e líder da luta pela legalização da Cannabis medicinal. Falecido em 2021, aos 68 anos, ele também tinha uma relação com Araraquara. Ainda jovem, passou pela vizinha Santa Ernestina, onde apoiou movimentos populares de trabalhadores rurais e depois, em 1978, chegou à Paróquia de São Geraldo para substituir o padre Armando Salgado, onde se tornou grande líder religioso, defensor da vida e da democracia e se estabeleceu como grande opositor da Ditadura Militar.

“A Semana também é uma oportunidade de quebrarmos a barreira do preconceito com a Cannabis e disseminarmos informações sobre seus benefícios no tratamento de doenças variadas, além de divulgarmos como se obtém o tratamento, quem pode requerer o medicamento e como funciona o fornecimento da Cannabis pelo sistema público de saúde”, pontua Fabi.

Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT) 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.