Professor da Uniara fala sobre Ecologia

Lixo, ecologia, meio-ambiente, ECO-92, desenvolvimento sustentável. Essas palavras, tão em voga, foram o mote da palestra proferida pelo professor Alcyr Azzoni a alunos do Ensino Médio da ETE “Ana de Oliveira Ferraz”, antiga Industrial, em comemoração ao Dia Mundial do Meio-Ambiente. Os alunos aprenderam como surgiu e se ampliou, historicamente, a preocupação com a preservação do planeta por parte de comunidades em todo o mundo, até chegar a fazer parte da agenda de muitos países.

Uma das noções explicitadas foi a de desenvolvimento sustentável. “Desenvolvimento sustentável é o que satisfaz às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades. Pode ser visto com o significado de melhorar a qualidade de vida humana dentro dos limites da capacidade de suporte dos ecossistemas”, diz o professor.

Ação cidadã

Segundo Azzoni, conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação dos recursos ambientais passou a ser motivo econômico a justificar o investimento de empresas, a fim de evitar qualquer tipo de degradação ambiental.

Outro aspecto destacado foi a desigualdade social expressa em aspectos como lixo, limpeza pública, destinação de entulho, poluição do ar, falta de condições mínimas de moradia, serviços básicos de água, esgotos, eletricidade, transporte, comunicações, escolaridade, saúde pública e emprego.

Azzoni falou, também, sobre como essas questões foram abordadas na Agenda 21, documento preparado durante a ECO 92, no Rio de Janeiro, como proposta para enfrentar os desafios que o novo século está impondo às populações, e como os municípios, especificamente Araraquara, estão tratando da questão do meio-ambiente.

Compartilhe :

No data was found
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

II Curso de Inverno da Unesp: inscrições prorrogadas até próxima quarta-feira (12)

Evento Empregabilidade Inclusiva será realizado no Teatro do Sesi na terça (11)

Nesta sexta tem show no Sesc Araraquara

Sábado tem teatro no Sesc Araraquara

Projeto para a primeira infância, neste final de semana no Sesc Araraquara

CATEGORIAS