Os carros russos da marca Lada foram um dos primeiros a entrar no País, depois da liberação da importações no inícios dos anos 90. Só no primeiro ano, foram vendidos 15 mil carros.
Com design ultrapassado, problemas com peças de reposição e aumento da alíquota para importação, as vendas encalharam. No ano passado, nenhum carro-zero foi comercializado no país.
Segundo Ramalho Almeida Chaves, gerente de vendas da Egydio e Cia, a produção de carros está parada desde 1995. “O último automóvel vendido em Araraquara data de março daquele ano”, afirma Ramalho.
Estima-se que no Estado de São Paulo existam apenas duas empresas que prestam assistência técnica, uma em Araraquara e outra na capital. A lei prevê que a assistência deve existir até dez anos após a venda do último carro.
O preço de mercado vem caindo junto com a decadência marca: o modelo Laika ano 91 tem o mesmo valor do Fusca 80, R$ 3 mil, embora ainda haja uma tímida procura pelo modelo Niva, jipe com tração 4X4.
As concessionárias prestam assistência técnica, vendendo peças inclusive para outros estados. Sabe-se que a fábrica da Lada, na Rússia, continua produzindo os modelos Niva e Laika, a montadora possui filiais na Finlândia e no Equador.